Descubra o perfil do empreendedor no Brasil em 2023

Empreendedorismo no brasil (Fonte: Pixabay)
Empreendedorismo no brasil (Fonte: Pixabay)

Toda pessoa que possui espírito empreendedor, normalmente, costuma ter determinadas qualidades e/ou habilidades que os diferenciam dos demais. Venha conhecer qual é o perfil dos empreendedores brasileiros no ano de 2023.

A definição básica de um empreendedor, segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é a de que o empreendedor possui a capacidade de realizar, inovar e promover ideias novas dentro do setor que se propõe a atuar. Além dessa habilidade, essa pessoa, normalmente, apresenta determinadas motivações que resultam em empenho para a sua entrada no mundo dos empreendedores. Para saber mais, leia até o final do artigo ou acesse o Blog Mundo Mídia.

Qual o perfil do empreendedor brasileiro em 2023?

Ainda segundo o SEBRAE, observa-se que uma grande motivação para que as pessoas busquem empreender no nosso país é a conquista da autonomia trabalhista (por não precisar se submeter a chefes e regras), maior controle sobre os horários em que realiza seu trabalho e a busca por maiores ganhos quando comparado com o trabalhador proletariado comum. 

A fim de determinar padrões dentro das pessoas que assumem o risco de empreender, esse serviço governamental realizou uma pesquisa na área e obteve os determinados dados sobre o perfil das pessoas que mais empreendem no Brasil, no ano de 2023. Segue a lista abaixo:

  • Inicia o negócio com idade entre os 18 e 30 anos
  • Tem como carreira inicial algo dentro do trabalho autônomo ou profissionais liberais (médicos, advogados, dentistas etc)
  • Emprega, inicialmente, capital de reserva, ou seja, dinheiro que guardou durante um determinado período para, posteriormente, abrir um negócio.
  • É um profissional que estuda muito, buscando sempre conhecer novas ambientações e horizontes para entender o funcionamento do mercado dos negócios.
  • O empreendedor brasileiro possui noção de seus conhecimentos e não possui receio de buscar ajuda de profissionais especializados nas áreas que não domina para melhorar o seu negócio.
  • Costumam vir de famílias que já possuem algum negócio empreendedor ou abre um negócio com seus familiares
  • Apresentam a capacidade de ser resilientes, não desistindo nas primeiras adversidades.
  • Conseguem ser criativo e encontrar ideias inovadoras dentro de situações que, inicialmente, não foram tão benéficas;
  • Os empreendedores brasileiros não possuem medo de assumir riscos dentro de seu negócio.

É importante ressaltar que os dados apresentados são apenas os dados que mais apareceram nos empreendedores que abriram negócio no final de 2022 e início de 2023. Não sendo, necessariamente, um pré requisito para que você se adentre nos mundos dos negócios.