Já tem caminhões elétricos rodando pelo Brasil!

caminhão elétrico

Os caminhões elétricos já são realidade nas estradas brasileiras, trabalhando, principalmente, nos grandes centros urbanos. A troca das frotas à combustível pelos modelos totalmente eletrificados tende a reduzir as emissões de gases nas cidades e, dessa forma, contribuir para diminuir a poluição de modo geral.

Empresas que utilizam o transporte rodoviário, como a Ambev, por exemplo, já estão fazendo uso de caminhões e vans elétricas, que atendem as necessidades de entregas nos grandes centros urbanos. Entretanto, outras gigantes como a PepsiCo também já estão aderindo ao método.

Por aqui, a JAC Motors tem investido em diversas opções de veículos elétricos de grande porte. Além dela, a VWCO, conhecida como Volkswagen Caminhões garante o título de primeira montadora que lançou um caminhão totalmente elétrico no Brasil. Por fim, ainda temos que citar a Agrale, uma grande e tradicional empresa que produz motores a diesel, que agora também está trabalhando com modelos eletrificados.

Impacto no setor logístico e na economia

Os veículos elétricos de grande porte estão sendo pensados para rodar dentro de grandes cidades, como São Paulo, cujo trânsito pesado acaba por receber cotas altas de carbono diariamente.

Dessa forma, as empresas, pensando em termos de sustentabilidade, veem na eletrificação das frotas uma alternativa para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, diminuir a emissão de gases nocivos diariamente.

E para quem ainda se preocupa com a questão da autonomia, esse é um pensamento que já está ficando ultrapassados. Os modelos elétricos já apresentam capacidade de rodar até 200 km dentro das cidades sem precisar ser recarregado. Inclusive, algumas montadoras têm conseguido uma marca de 250 km, o que representa uma grande autonomia.

Prepare-se para ver caminhões de grande porte totalmente elétricos nas estradas

Por enquanto, aqui no Brasil temos modelos de caminhões elétricos sendo criados com o pensamento em serviços de entrega e logística rápida. Também, a empresa chinesa BYD está desenvolvendo chassis para caminhões de coleta de lixo.

Porém, não tarda para que sejam lançados, inicialmente nos Estados Unidos, modelos de caminhões de grande porte, como as carretas. A Tesla, gigante mundial na produção de veículos elétricos já divulgou informações sobre o seu Tesla Semi e teve bastante aceitação do público norte-americano.

Além dele, a Daimler, tradicional montadora e conhecida pela produção dos robustos Mercedes-Benz, também já está em processo de criação de seus gigantes elétricos. Até seu nome é imponente: Freightliner eCascadia.