Você sabe o que é intraempreendedorismo?

Você já ouviu falar de empreendedorismo, certo? Mas você conhece o intraempreendedorismo? Pode parecer um termo super complicado, mas não é! Venha descobrir com a gente!


O conceito


O intraempreendedorismo pode ser definido como a expressão empreendedora dentro das organizações, mais precisamente como a criação e a implementação da inovação nelas. As empresas exploram novas oportunidades de negócio e renovam a maneira de trabalhar dentro dela.


Esse processo ocorre nas ações individuais dos membros da empresa ou do gestor. Assim, uma pessoa intraempreendedora tem a capacidade de inovação e criatividade, assumindo tais responsabilidades dentro da empresa.


Empreendedorismo X Intraempreendedorismo


Você deve ter percebido que os conceitos são bem semelhantes. Então qual é a diferença entre eles

A pessoa empreendedora assume os riscos das inovações e ideias produzidas. Dessa forma, se algo der errado, a “culpa” fica exclusivamente nessa pessoa. Mas se tudo ocorrer bem, o empreendedor é quem fica com os créditos.


A pessoa intraempreendora trabalha numa empresa que já está estabilizada, criada por outra pessoa. Sendo assim, assume todas essas características do empreendedor, mas livre das burocracias e com mais liberdade criativa.

Qual a importância do intraempreendedorismo para as empresas?


Uma série de benefícios é notada por empresas que adotam o intraempreendedorismo. Os colaboradores responsáveis pela criação de ideias recebem incentivo para se desenvolverem. Consequentemente seu nível de satisfação aumenta, o que ajuda muito no processo criativo.


Isso gera resultados positivos para a empresa. Vendo seus esforços trazendo melhorias para a organização, os colaboradores se sentem motivados e a produtividade também é aumentado.


O perfil intraempreendedor

As principais características da pessoa intraempreendedora são:- Visão: possui a capacidade de imaginar como suas ideias trazem os resultados esperados.


– Possui a necessidade de agir: a partir de um problema, o intraempreendedor se esforça para que soluções de problemas sejam rapidamente encontradas.


– É dedicado: quer ver sua empresa crescer e se destacar no mercado, então dedica todos os seus esforços nesse objetivo.


-Proatividade.


-E claro, inovação.


Com isso, fica claro que toda empresa precisa de uma ou várias pessoas intraempreendedoras. Pois dessa maneira, a organização se torna um exemplo de inovação, trazendo sucesso e resultados positivos.


Invista no intraempreendorismo!