Qual a importância de manter o cadastro dos clientes atualizado?

No geral, o cadastramento de clientes aparenta ser algo de relevância não muito acentuada. Por isso, pode ser que na sua empresa a atualização desse cadastramento passe batida na maioria das vezes.

Esse assunto até parece banal, mas muitos não sabem que na verdade isso interfere totalmente no relacionamento da empresa com os seus clientes.

Qual seria, então, a finalidade de manter o cadastro dos clientes atualizado?

Para tanto, montamos uma lista para discutir esse assunto ponto a ponto.

Relevância do cadastro dos clientes

De primeira, é importante não errar o cliente na hora de contatar através de um telefonema ou na entrega de uma encomenda. Isso, por si só, já demonstra a relevância do assunto “cadastro de clientes”, afinal, é nesse documento que irá constar informações como telefone e endereço corretos.

E nesse sentido, vamos demonstrar como é feito um cadastramento correto dos clientes da companhia. Não é necessário um formulário enorme cheio de informações a serem colhidas, pode-se começar pelos dados principais que são: nome, telefone (e/ou celular), endereço eletrônico, data de aniversário e endereço residencial (ou de entrega).

O interessante de colher o e-mail é a possibilidade de manter contato com o cliente, através do envio das novidades da empresa, entre outros informativos. Importante lembrar também que, de início, não é necessárias colher informações além das essenciais.

Feito isso, num segundo momento poderão ser enviadas informações com novidades da empresa via e-mail, chamadas também de newsletters. Além de que é assim que se torna possível também colher os feedbacks de serviços já realizados, e estreitar os laços com clientes fidelidade.

Vale a pena se manter conectado com os clientes, desde os que compram periodicamente até os que compraram uma vez apenas. Todos os perfis são clientes em potencial.

Outro benefício do cadastro atualizado com o endereço eletrônico atual do cliente, ou seu telefone atual, é que através dessa comunicação os novos serviços e produtos poderão ser oferecidos. Que tal dar um telefonema falando sobre algum serviço novo que complementa o último produto comprado pelo seu cliente?

Um modo de manter a atualização cadastral dos clientes da empresa sempre em dia é através de softwares do ramo da gestão empresarial. Por isso, indicamos o Nuvem Gestor, um software inovador, desenvolvido para controlar e gerenciar as empresas.

 Além de garantir a organização rápida e prática de todos os setores (estoque, vendas, finanças), ele também conta com facilidades no cadastro de clientes, entre outras funcionalidades.