O que é gestão orçamentária e qual a sua relevância para empresas?

Você já ouviu falar da gestão orçamentária? Ela ajuda uma empresa a manter sua saúde financeira e também garante que ela tenha um controle financeiro eficaz. Além disso, auxilia o gestor a estimar gastos, identificar o capital disponível e, em certos casos, até mesmo prever a receita. Hoje, discutiremos a fundo sobre a gestão orçamentária e seus grandes benefícios.

O que é a gestão orçamentária?

Ela é um plano financeiro baseado nas receitas e despesas de uma empresa, esperadas ao longo de um período considerável de tempo. Ela considera os gastos, o capital e as estimativas de receita. No entanto, muito além de um mero plano financeiro, ela é também um plano de ação! Mas por quê?

Já que ela auxilia o empresário a estruturar as metas financeiras e operacionais de uma organização, ela pode ser classificada como tal: nela, listam-se os custos fixos e variáveis com um recorte de tempo mensal. Em seguida, é possível decidir a alocação de fundos para potencializar o alcance das metas.

Como fazê-la?

O processo é feito, por regra, ao menos uma vez por ano, geralmente no início ou fim do calendário. Como afirmamos previamente, ela pode até mesmo ser feita todos os meses: tudo depende das necessidades da sua própria empresa e o quanto você acredita que ela pode se beneficiar de frequentes gestões orçamentárias. E, claro, da técnica e modelo escolhidos para operacionalizar a gestão.

Ao incrementá-la no seu cotidiano, você perceberá grandes mudanças em:

•    Performance;

•    Crescimento;

•    Tomada de decisões;

•    Identificação e até mitigação de riscos;

•    Otimização de gastos.

Na próxima postagem, falaremos sobre como estruturar a sua gestão orçamentária, seja em Excel ou ferramentas similares. Para não perder nenhuma novidade, basta continuar de olho no blog da Mundomídia e nos seguir em nossas redes sociais!