Importância do cadastro do código de barras para a empresa

O mercado sofre mudanças todos os dias, constantemente, e isso traz necessidades novas para ele. Por conta dessa dinâmica, a tendência é que os processos precisem ser cada vez mais rápidos e eficientes em todos os âmbitos e setores da empresa.

Dia a dia as coisas mudam, e o que era tecnologia de ponta a alguns anos, hoje já se tornou obsoleto. O essencial para manter os negócios ativos é sempre se adequar às novas ondas do mercado, mas nunca perdendo a essência da empresa.

Falando nisso, a precificação individual de produtos deu lugar ao registro de código de barras. Essa alternativa de colocar preços não apenas facilita que grandes lotes de mercadoria sejam precificados de uma só vez, como também ajuda o gestor da empresa no controle de diversas informações de grande relevância para a organização de setores, como o de logística e o de estoque.

Cadastrando o código de barras

No registro de código de barras é possível cadastrar todo e qualquer tipo de produto existente através do sistema GTIN (Global Trade Item Number, que traduzida significa Número Global de Item Comercial).

Todos os itens da sua empresa serão diretamente influenciados pelo código de barras quando for feita a classificação interna deles. Isso porque, ainda na indústria de onde vem o produto, seus fabricantes são quem determinam o código de barras para os itens, e esse código é colocado considerando a composição do produto no geral.

Em seguida, também na indústria, é aplicada uma NCM para que seja possível a definição do tratamento tributário do item.

Fica nítido, então, que através do código de barras dos produtos que será feito o recolhimento correto de impostos, seja de entrada ou de saída. Portanto, o ideal é que o código cadastrado na sua empresa seja o mesmo que veio já no produto.

Para que seja feito o cadastramento do produto, temos uma dica importante. Use a tecnologia a favor do seu negócio e, através de programas de gestão de empresas, faça esse cadastramento. Para tanto, indicamos o Nuvem Gestor para esse serviço.

Ele é um programa inovador desenvolvido para controle e gerenciamento administrativo e financeiro, no intuito de fazer melhorias e deixar mais prática a rotina empresarial. Dentre suas funcionalidades, que são voltadas a todos os setores (controle de estoque, ordens de serviço, gestão financeira, entre outra), também está o cadastramento do código de barras, que pode ser feito de maneira facilitada e funcional.