Empresas que não evoluem com o mercado estão destinadas ao fracasso

Você já imaginou o que teria acontecido com a Apple de Steve Jobs se ele não tivesse continuado a inovar nos lançamentos anuais? Ou com a Netflix, se ela tivesse seguido no ramo de aluguel de DVDs? Ou até mesmo com o Facebook, se Mark Zuckerberg não fosse visionário o suficiente para investir em outros aplicativos como Instagram e WhatsApp?


O que queremos dizer é: empresas que não se reinventam e permanecem em suas zonas de conforto estão fadadas ao fracasso. Basta olhar para a “Fortune 500” de 1955, que listou todos os principais magnatas da época: só 12% das companhias ainda estão ativas em 2021. Como, então, escapar da obscuridade? Para o professor Gianvito Lazolla, da Cass Business School em Londres, o tempo de vida de empresas tem ficado cada vez mais curto. Ele explica o porquê: ameaças a corporações surgem de inúmeras direções, seja da própria competição, crises de reputação, mudanças regulatórias impostas por governos ou outros.


Isso significa que é preciso de constante reinvenção para que o negócio continue em ascensão. É necessário que um administrador faça análises periódicas de mercado, identifique seus pontos fortes e fracos, assim como da concorrência, e trabalhe para reter o máximo de clientes possíveis.

Um dos grandes desafios enfrentados por empresas é a digitalização. Inúmeros micro e pequenos empreendedores ainda não sabem administrar suas áreas de marketing e redes sociais como deveriam. Ou, então, ainda não possuem um sistema de gestão on-line eficiente para ajudá-los a otimizar os processos. Obviamente, não podemos prever o futuro e suas novas tecnologias, mas podemos nos preparar para ele.

Para Jason West, fundador da Underscore HR, o segredo na transformação de um negócio está no planejamento. Como o próprio afirma, é preciso que um empreendedor entenda onde ele está hoje, onde quer chegar amanhã, e principalmente como chegar lá. É difícil encontrar essas respostas na prática. Por isso, é necessário resiliência e liderança. Uma das características mais marcantes de um líder é que ele não desiste frente às adversidades. Um exemplo simples: se você é dono de uma imobiliária, não deve desistir do seu negócio porque o número de locatários por assinatura vem aumentando.

Você precisa entender o mercado, as necessidades do consumidor e porque ele tem preferido este modelo ao aluguel tradicional. Por fim, é preciso reformular sua oferta e garantir que o cliente veja valor novamente nela. Só assim você será capaz de acompanhar as tendências do mercado e permanecer relevante.


Gostou do conteúdo e gostaria de saber mais? Não esqueça de salvar este post na sua aba de favoritos e envie para amigos que possam achá-lo útil!