Dicas para montar um relatório financeiro empresarial

relatório financeiro

Para que uma empresa seja gerida, uma série de variáveis entram em cena. Porém, tudo irá funcionar de acordo com a capacidade do gestor em manter os setores organizados, bem como a forma de liderar, as iniciativas, e as decisões tomadas por essa gestão.

Todas essas variáveis convergem em um aspecto comum, que é o financeiro. Tudo o que a gestão planeja, decide e coloca em execução reflete diretamente na saúde financeira dos negócios, e por isso, é essencial que a gestão financeira seja feita a partir de todos os setores inteiramente articulados entre si.

Para tanto, os relatórios são documentos insubstituíveis para que uma companhia opere. Desse modo, é importante que se saiba elabora-los, e assim, o acompanhamento da evolução e diagnósticos empresariais se torna mais fácil.

Devido a isso, a seguir estão algumas dicas sobre como fazer a elaboração de relatórios financeiros da empresa.

Montando um relatório gerencial

Um relatório gerencial financeiro é um documento nos quais estão detalhadas as operações gerenciais da companhia. Ele geralmente é utilizado para que as tomadas de decisões sigam de forma coerente com as condições da empresa. Por isso, deve estar sempre atualizado, com dados objetivos e bem organizado.

O primeiro passo a ser dado é a escolha de um método para a elaboração. Determine quais os tipos de informações devem constar no relatório, bem como a disposição delas.

É recomendado que a elaboração desses relatórios tenha certa periodicidade, ou seja, suas próximas edições já estejam previamente postas.

Outro ponto de relevância a se ter no relatório gerencial é o balanço do patrimônio. No quesito de balanço patrimonial, ele se caracteriza por descrever o equilíbrio do real patrimônio empresarial, resultante entre os valores ativos, passivos, e líquido.

Além disso, também é interessante para a saúde financeira que nesse relatório conste os números dos resultados empresariais dos últimos meses. Isso seria a entrada financeira subtraída de seus custos operacionais.

Uma dica de ouro para que seja feito um relatório financeiro que realmente atenda às expectativas e necessidades da empresa é deixar que a tecnologia auxilie nesse processo. Para isso, indicamos o software Nuvem Gestor.

O Nuvem Gestor é um programa desenvolvido para gestão financeira e administrativa de empresas, e dentre as funcionalidades dele está a organização completa dos setores como o de ordem de serviços, estoque e vendas, financeiro, entre outros. Além de que a elaboração de relatórios de contas fica muito mais prática de ser feito, pois a intenção do software é justamente a melhoria para os negócios.