Descubra como utilizar o ROI no planejamento estratégico da sua empresa

Se você é gestor do seu próprio negócio, certamente já ouviu falar do ROI. Termo oriundo do inglês, o “Return on Investment” avalia o retorno financeiro a partir de investimentos próprios ou de terceiros. Este indicador nos permite avaliar se o retorno foi igual, melhor ou inferior ao esperado, e traçar novos planos de ação considerando a realidade da empresa.


O objetivo do plano de ação é definir as atividades que devem ser realizadas para que a empresa alcance um objetivo, a curto, médio ou longo prazo, e definir os responsáveis por desempenhar cada uma delas. Naturalmente, ao desenvolver um plano de ação para o seu negócio, é preciso ter informações confiáveis sobre o desempenho da sua empresa, e os valores obtidos com o cálculo do ROI fornecem esses dados em porcentagem.


Para aplicá-los à realidade do seu empreendimento e obter resultados reais com um planejamento estratégico que envolva o ROI, é preciso:

  • Obter todos os dados relevantes de cada departamento da sua empresa através de relatórios detalhados
  • Comparar estes relatórios com os valores obtidos pelo cálculo do ROI
  • Comparar, também, o investimento com o lucro da empresa (em valores percentuais)
  • Classificar estes dados considerando os valores de retorno, o que facilita a identificação dos melhores e piores investimentos
  • Escolher, por fim, a alternativa que trouxe o melhor retorno com relação à meta, formulando um plano de ação com base nesta informação.

Sabemos que, sem um plano de ação e estratégia bem definidos, um empreendimento não vai para frente, e o ROI é parte integral deste processo. A fórmula para calcular o ROI é simples e pode ser conferida aqui (inserir link: https://blog.mundomidia.com/assuntos/vendas/o-que-e-e-como-calcular-o-retorno-sobre-investimento-roi/). Acessando este link, você poderá tirar todas as suas dúvidas com relação ao ROI e como ele pode auxiliá-lo na tomada de decisões.


E é claro: não esqueça de continuar acompanhando as novidades do blog da MundoMídia para continuar a par de tudo sobre técnicas de gestão e empreendedorismo.