Como um estoque deve ser organizado?

Uma das questões, sem dúvidas, mais importantes de um empreendimento é que seu estoque seja bem organizado. Independente do setor de negócios é essencial que se tenha acesso facilmente a todos os tipos de produtos e insumos básicos que fazem com que a empresa continue atendendo as demandas do mercado.

E para que se tenha acesso fácil aos produtos que a empresa fornece, essas mercadorias precisam estar bem organizadas.

É comum que algumas gestões se preocupam em produzir sempre mercadorias reserva, porém, sabe-se que nada disso adianta se elas não forem devidamente controladas e geridas.

Para tanto, vamos discutir aqui alguns tópicos interessantes de se saber ao iniciar ou dar andamento a um empreendimento no tocante do estoque.

Organizando um estoque

No nicho empresarial ouve-se constantemente uma frase que diz “produto parado é dinheiro perdido”. E isso é realmente relevante de se ter em mente ao gerir um negócio.

Um erro bastante comum é ter muito produto em estoque e não ter ideia de como controlar. Isso porque, a cada dia que se passa, essa mercadoria perde seu valor, e a falta de controle do estoque pode gerar prejuízos.

 Uma boa organização pode ser iniciada por planejamento em relação à projeção de vendas, percepção de mercadorias com maior saída, sazonalidade de determinados produtos, entre outros.

Desse modo, além de controlar a entrada e saída de mercadorias, é necessário também organizar o local físico onde elas são mantidas, fazer as repartições corretas para que os produtos sejam encontrados de forma rápida e fácil.

Um estoque bem organizado pode garantir vendas, além de evitar futuros prejuízo para os negócios. Fique atento aos benefícios do controle de estoque:

  • Atendimento ágil

A agilidade vem a partir do momento em que o produto procurado pode ser facilmente encontrado meio ao estoque da empresa. Caso esteja em baixa quantidade, e essa informação for de fácil acesso, será possível fazer a projeção de vendas, dentre outros planejamentos.

  • Inventário controlado

Também é através do estoque organizado que poderá ser obtido o controle total dos produtos armazenados. Isso facilitará futuras decisões a serem tomadas em relação à compra de novos produtos, entre outros planejamentos necessários para que a empresa continue girando.

  • Prejuízos reduzidos

A partir do controle das mercadorias armazenadas, é possível também saber, por exemplo, o prazo de validade dessas mercadorias, bem como outros tipos de informações essenciais. No caso de produtos perecíveis, o controle de estoque auxilia para que não haja perdas, ou que elas sejam reduzidas.

Esses e outros benefícios podem ser obtidos através de um estoque bem gerido. Para tanto, algumas ferramentas tecnológicas podem auxiliar a fazer esse controle, como por exemplo, o Nuvem Gestor.

Esse software inovador foi desenvolvido para auxiliar na gestão de qualquer tipo de empresa. Além de várias funcionalidades que podem fazer melhorias em todos os setores do seu negócio, ele também auxilia no controle de estoque a fim de evitar prejuízos e aumentar a lucratividade empresarial.