O que é e como implementar o endomarketing em sua empresa

O que é e como implementar o endomarketing em sua empresa

Um grande empecilho para a evolução das vendas em qualquer empresa é a falta de engajamento da equipe em torno daquele produto ou serviço. Agora imagine: se você não consegue vender nem mesmo para sua equipe, imagine para os seus clientes.

Esta premissa é a base para a construção do conceito de endomarketing. Levando em conta que o prefixo “endo” significa “interno”, podemos defini-lo como o marketing interno, ou seja, ações voltadas para a própria equipe.

Deve-se entender que endomarketing não é a mesma coisa que comunicação interna. Na verdade, a segunda é apenas uma das ações integrantes da estratégia de um endomarketing efetivo, uma vez que a boa comunicação é essencial para a difusão de qualquer estratégia em uma empresa.

Para que o endomarketing em sua empresa seja eficaz, algumas simples ações já podem ser implementadas, sem muito esforço ou altos custos. O importante é ter em mente que uma equipe que se envolve com o propósito da empresa tende a render muito mais e apresentar melhores resultados.

Treinamento Atendimento e Recepção | Universidade NuvemO primeiro cliente

A principal base para o endomarketing é entender que seus colaboradores são os primeiros clientes da sua empresa. É para eles que você deve vender, inicialmente, o ideal por trás do seu produto ou serviço.

Quando uma equipe entende o real valor do que se vende, a tendência é que aumente em todos o que chamamos de “sentimento de dono”, ou seja, que todos, de alguma forma, fazem parte e têm uma contribuição no resultado final.

Nos casos onde isso não acontece, ou seja, quando a equipe não “compra” a ideia do produto ou serviço, o trabalho passa a ser mais “mecânico”, entendido como apenas uma obrigação, e sem a noção de que o que cada um faz impacta no resultado final. Isso traz, como consequência, uma produtividade abaixo do esperado.

Comunicação interna

Como dito anteriormente, endomarketing não é a mesma coisa que comunicação interna. Na verdade, tal comunicação é uma ferramenta para que sua estratégia seja bem-sucedida.

Campanhas voltadas para o endomarketing devem ser comunicadas de forma eficaz a todos os colaboradores, da mesma forma que deve ocorrer com o marketing “externo”. Se nem todos receberem a mensagem, o resultado final da campanha pode não ter o mesmo resultado, ou pior, pode gerar desconforto pela diferença entre as informações recebidas entre os colaboradores. Neste caso os esforços da estratégia de endomarketing serão em vão.

Motivação

Como sabemos, marketing não é simplesmente comunicar-se, mas sim motivar o receptor da mensagem a se envolver com suas ideias e, por meio disso, convencê-lo de comprar seu produto ou serviço, ou manter-se em sua carteira. No endomarketing não é diferente.

Colaboradores motivados podem apresentar resultados espetaculares. Um gestor que consegue despertar em cada um de seus funcionários a força de vontade para desempenhar o seu maior papel, com certeza conseguirá transmitir melhor a imagem do que deseja vender, e a equipe por sua vez será uma grande promotora daquele produto ou serviço.

Crie benefícios

Colaboradores com bons desempenhos devem ser reconhecidos e, se possível, beneficiados. Isso aumenta a competitividade interna e a vontade de apresentar sempre um bom resultado.

O benefício pode variar de acordo com a empresa e as condições em que elas se encontram. Podem ir desde um dia de folga, um feriado emendado, até comissões por desempenho ou prêmios. O importante é ser justo na análise da equipe e valorizar quem realmente mereceu.

Tenha certeza que aplicar estes conceitos de endomarketing em sua empresa trará um impacto em sua equipe. Ele não é a solução de todos os problemas, mas pode te garantir uma equipe com melhor desempenho. Bom trabalho!

Mulheres Empreendedoras: 10 Passos para Desenvolver sua Mentalidade de Sucesso e Conquistar sua Independência