Entenda o Perfil do Consumidor On-line Brasileiro

Pensando em empreender na internet? Confira aqui o perfil do cliente on-line para você acertar em cheio o seu alvo

Para empreender em qualquer negócio é necessário estudar a fundo o mercado que você pretende explorar. É preciso conhecer o público, saber quais as necessidades do clientes, quais os problemas e como você pode ajudá-los. Se você pensa em empreender on-line, precisa conhecer qual o perfil de consumidores em lojas virtuais.

A plataforma de pagamentos on-line, PagSeguro, analisou profundamente o mercado e-commerce brasileiro. A Mundomídia selecionou para você os dados mais relevantes dessa pesquisa para te dar uma noção do perfil do consumidor on-line no Brasil e como você pode impulsionar a sua loja virtual.

 

Faixa Etária

Ao contrário do que muitos pensam, o público jovem não é o maior consumidor da internet e sim, aqueles entre 35 a 49 anos, com 36% do total das compras. Em segundo lugar, com 32%, aqueles entre 25 a 34 anos. Cerca de 16%, entre 60 a 64 anos. Por fim, 12% entre 11 a 17, demais não quiseram responder.

 

Escolaridade

Por volta de 32% dos consumidores possuem superior completo, além de 23% ter o superior incompleto. Cerca de 22% possui ensino médio, 20% têm pós graduação e  3%  apenas o ensino fundamental.

 

Sexo

Homens e mulheres possuem o mesmo interesse em compras on-line, temos um empate nessa categoria.

 

Categorias mais vendidas

Analisando as categorias de produtos, o mercado mais consumido pelos brasileiros na internet é o comércio de eletrodomésticos, seguido pela indústria de moda e acessórios. Logo atrás, saúde beleza e medicamentos, depois informatica e por fim, casa e decoração.

Se você pretende abrir uma loja virtual em um desses ramos, está no caminho certo.

 

Meios de pagamento mais usados

Cerca de 73% desses consumidores utilizam o cartão de crédito como forma preferencial de pagamento. Seguido por 18% em boleto bancário, além de 8% procurarem outros meios. Por fim, o pagamento via cartão de débito atinge apenas 1% das compras.

Portanto, você precisa procurar plataformas que ofereçam segurança na forma de pagamento e que ofertem, também, diferentes opções.

A opção de cartão de crédito é a favorita, portanto, procure sistemas que oferecem vários tipos de bandeiras e formas de parcelamento. Lembrando sempre no bem estar financeiro tanto da sua empresa, quanto para o seu cliente.

 

loja-virtual-up-lojas