Como utilizar o pós-venda para fidelizar mais clientes

É muito importante que o empreendedor, independentemente do seu ramo de atuação, entenda que o relacionamento com o seu cliente não deve acabar ao fechamento de uma venda, ou na entrega de um serviço.

As ações de pós-venda são extremamente estratégicas para aumentar a fidelização do seu cliente com a empresa, uma vez que você se faz sempre presente. Isto dificulta a atração do mesmo pelo seu concorrente.

Existem diversas ações de pós-venda que garantem o sucesso desta estratégia. Hoje vamos ver algumas delas e como você pode implementá-las em sua empresa.

Pesquisa de satisfação
Lançamentos e novas oportunidades
Aniversário
Programa de fidelidade

Pesquisa de satisfação

Realizar uma pesquisa de satisfação é algo quase obrigatório no pós-venda de qualquer empresa. Primeiramente, porque a empresa tem uma noção geral de como está a sua imagem, e do seu produto/serviço, perante o seu cliente.

Imóvel Integrado

Porém, além disso a pesquisa também serve como uma forma de demonstrar ao seu cliente que a opinião do mesmo é importante, e que você está disposto a oferecer algo cada vez melhor. Assim sua empresa passa uma imagem muito mais profissional.

Lançamentos e novas oportunidades

Para vender mais a quem já é seu cliente, enviar mensagens apresentando lançamentos da empresa, ou novas oportunidades disponíveis, é uma excelente ideia e pode apresentar ótimos resultados.

Vender para quem já te conhece é muito mais fácil, então em situações assim você não precisa vencer a barreira de desconfiança que existe em qualquer lançamento, pois o cliente já sabe que será algo de qualidade.

Quando esta notificação é feita em primeira mão, ou seja, antes do que para o resto do público, os resultados podem ser ainda melhores, pois há uma sensação de exclusividade e de que este cliente realmente é importante para o negócio.

Aniversário

Pode parecer algo simples, mas uma mensagem de “feliz aniversário” ao cliente, ou até uma lembrança de que naquela mesma data, anos atrás, ele se tornou seu cliente, pode render bons resultados.

Esta lembrança pode vir acompanhada de um pequeno presente, que pode ser um brinde, um desconto, ou algo grátis quando se realiza uma nova compra. Tudo isso faz com que o cliente se sinta valorizado.

Programa de fidelidade

Premiar o seu cliente pela fidelidade com a sua empresa incentiva seu cliente a se manter na sua empresa, ao invés de migrar para a concorrência. O ser humano é movido por recompensas, então, ao premiar o mesmo por sua fidelidade, você acaba tornando-o mais satisfeito.

Este programa pode ser construído com base em número de compras, tempo de casa, valor consumido, etc. O importante é ter um critério justo, igual para todos, e que realmente faça o cliente pensar duas (ou mais) vezes antes de buscar algo no concorrente.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online