Como montar um plano de gestão de vendas para o seu negócio

Aumente suas vendas aplicando um plano de gestão de vendas. Confira!

O tempo todo as pessoas estão vendendo, até mesmo quando pensam que não. Se uma filha tenta convencer a mãe que deve ir ao parque naquele dia, ela vende a ideia de que deve ir ao parque. Isso acontece em todas as relações, mais ainda no contato entre vendedor e cliente. As vendas são o que movem uma empresa, afinal, são elas que geram receitas, portanto, quanto mais vendas, mais arrecadação.

Por isso, é tão importante aplicar uma gestão de vendas no seu negócio, para descobrir as melhores estratégias para impulsionar a sua empresa. Confira algumas práticas que vão te ajudar a atrair e reter clientes:

Segmente o mercado

Nós já abordamos mais afundo, aqui no Blog sobre segmentação de mercado (trabalha com moda você precisa segmentar o seu mercado). Essa etapa consiste em descobrir quem é o seu público, quais as necessidades dessas pessoas e se sua solução é compatível com o que elas desejam.  Pesquise o que seu público pensa sobre sua empresa, marca, produtos e serviços.

A partir dessas informações, você precisa investir em estratégias que vão tornar o seu produto ou serviço irresistível e único. Para isso, busque informar-se sobre os seus  concorrentes, o que eles oferecem e como oferecem.

Agregue valor

Qual a vantagem do seu produto ou serviço sobre os demais disponíveis pela concorrência? Se você não possui esse diferencial, você precisa criar um. Você não pode oferecer apenas o básico que é um produto de qualidade. Precisa oferecer um produto de qualidade, com um excelente atendimento e uma comunicação pós venda para saber o que o consumidor achou. Mantenha um contato com o seu cliente, busque ouvi-lo, pedir sua opinião. Hoje em dia, com as redes sociais, é muito simples construir essa relação.

Nesses espaços, você pode também dar dicas de uso para o cliente tirar o melhor proveito dos produtos e serviços e garantir que eles durem mais tempo. Mostre ao cliente que você se preocupa com ele e que seu objetivo principal é oferecer a melhor experiência possível.  

Monitore seus resultados

Depois de aplicar todas essas práticas, você precisa avaliar se funcionou, e se, caso não, onde deve melhorar. Sistemas de gerenciamento on-line são excelentes ferramentas para acompanhar resultados e a evolução do seu negócio, pois emitem relatórios de vendas, financeiro, estoque, controle de clientes, fornecedores, funcionários e muito mais. Nada melhor que um sistema de gestão para impulsionar sua gestão de vendas.

nuvem-gestor