Como avaliar seu desempenho em vendas

Em um primeiro momento vem à nossa cabeça que “quanto mais vendas, melhor”. É claro que vender mais é melhor do que simplesmente não vender nada, mas será que estas vendas são qualificadas?

Existem diferentes tipos de venda e, por consequência, diferenças no desempenho que impactam diretamente no faturamento da sua empresa. Hoje vamos te mostrar quais as métricas mais importantes relacionadas ao desempenho de vendas






Conversão

Antes de se tornar um cliente efetivado, quem te procura passa por todo um processo de negociação e análise do seu produto/serviço, portanto, aqui já é o primeiro momento onde podemos medir o desempenho em vendas.

Imóvel Integrado

A conversão de visitas e negociações em vendas efetivadas precisa ser otimizada, uma vez que o custo financeiro e os esforços da equipe de vendas serão os mesmos vendendo ou não. Desta forma, aumentando a efetividade deste processo conseguimos compensar isto.

O cálculo desta conversão é relativamente simples. Basta dividir a quantidade de vendas efetivadas pela quantidade de visitas em seu estabelecimento, e multiplicar por 100 para obter a porcentagem. Quanto maior este valor, melhor para o seu negócio, sendo um indicativo de efetividade da sua equipe.

Ticket médio

Suas vendas podem estar boas e sua taxa de conversão alta, mas quanto dinheiro o seu cliente está deixando na sua empresa. Este dado pode ser obtido por meio do ticket médio.

Este indicador nada mais é do que a média do valor gasto pelos seus clientes em um determinado período de tempo e, obviamente, quanto maior este valor, melhor será para a empresa.

Para aumentar o seu ticket médio algumas ações podem ser tomadas, como a fidelização do mesmo, a venda de produtos complementares ou valores especiais para aquisições maiores. Tudo isso permite aumentar o valor gasto por cada cliente com um esforço menor do que o necessário para se conquistar um novo no mercado.

Velocidade

Quando se gasta muito tempo com uma venda, a empresa está perdendo a oportunidade de captar novos clientes, ou de fidelizar os atuais. Desta forma, reduzir o tempo gasto com negociações e vendas é essencial.

Esta redução no tempo, por outro lado, não pode representar perda de qualidade no atendimento. Deve ser despendida a atenção necessária para cada potencial cliente, conduzindo-o até à venda. Mas reduzir este ciclo de vendas é essencial para aumentar a produtividade.

Satisfação do cliente

Alcançar o máximo de satisfação do cliente está diretamente ligado ao desempenho da equipe de vendas. Primeiramente, porque este é o contato inicial, e o potencial cliente não satisfeito muito provavelmente nem efetivará sua compra. Mas não para por aí.

A manutenção da satisfação do cliente é uma tarefa permanente e envolve todos os setores da empresa, uma vez que ela envolve uma série de fatores além do primeiro atendimento, ou do produto/serviço propriamente dito.

Como a satisfação é alcançada por meio de um conjunto de sensações, que é única para cada cliente, todos os setores da empresa precisam desempenhar muito bem suas tarefas para que nada saia fora do esperado. Desta forma você terá mais chances de fidelizá-lo.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online