4 dicas para se tornar um ótimo vendedor

Está querendo investir na área de vendas, ou até mesmo talvez você já esteja há algum tempo trabalhando com isso, mas sente que o negócio não vai tão bem quanto poderia? Então fique atento a essas dicas e saiba como se tornar um ótimo vendedor.

Conheça bem o seu produto

Pode parecer óbvio, mas grande parte dos erros nas vendas acontece por falha no conhecimento do que se está vendendo, muitas vezes, determinado produto não vai atender às necessidades e expectativas do cliente, gerando insatisfação e perda da sua credibilidade.

Conheça seu mercado de atuação

Tão importante quanto o conhecimento técnico sobre o que está vendendo, é saber o que seu público está buscando, com os rápidos avanços na tecnologia você deve estar sempre atento às inovações e ao o que o seus concorrentes estão oferecendo.

 Por mais tradicional que seja seu negócio, você deve conhecer os lançamentos na área e se adequar as mudanças, para não ser um vendedor de produtos ultrapassados que não acompanha o mercado.

Seja comunicativo

Ser comunicativo vai além de uma qualidade natural, é uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática. Apresente seu produto de forma clara, certifique-se de que seu cliente tenha entendido as informações.

Também esteja sempre disposto a ouvir o seu cliente, isso cria um relacionamento e faz com que ele sempre busque comprar de você. Capriche bastante na empatia.

Ao criar um vinculo você passara a conhecer ainda mais seu cliente, se antecipando, muitas vezes, as necessidades dele e oferecendo um produto que ele nem procurava, mas que você sabe que será útil para ele, o que nos leva a próxima dica.

Agregue valor a sua venda

O objetivo é estreitar ainda mais os laços com seu cliente, oferecendo algo proveitoso para ele oque vai fazer com que ele adquira sempre de você e não dos concorrentes.

No ponto de vista do cliente existem três tipos de valores:

Valor econômico: refere-se ao preço que ele irá pagar relacionado à qualidade ou quantidade de produto.

Valor funcional: trata-se do valor que agrega às especificações funcionais do produto.

Valor psicológico: são benefícios intangíveis que por determinado motivo agrada o cliente.

Como você pôde ver, não há nenhum mistério, aplicando essas dicas básicas dentro da sua vivência você certamente alcançará ótimos resultados como vendedor, gerando mais lucro e satisfação para seus clientes.