3 grandes tendências de mercado em 2019

3 grandes tendências de mercado em 2019

O ano de 2019 já começo, mas sempre é tempo de aprender um pouco mais sobre como impactar positivamente o mercado e, desta forma, conseguir aumentar sua cartela de clientes e o seu faturamento.

Para potencializar este impacto, você precisa conhecer as tendências de comportamento e demandas do seu possível cliente e, desta forma, trabalha-las dentro da sua empresa.

É necessário entender que existem inúmeras tendências que sempre surgem, mas nem todas se aplicam ao seu ramo de atuação. Ou então, com a mesma velocidade que surgem, também desaparece. Por isso selecionamos três grandes tendências que vão fazer (ou já estão fazendo) a diferença no mercado em 2019.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Conveniência

A cada dia que passa temos menos tempo disponível ao longo do dia. E neste curto espaço de tempo que sobra, seu cliente quer dedica-lo à família, aos amigos ou aos estudos. Assim, quanto mais praticidade no relacionamento com o cliente você proporciona, maior valor ele pode enxergar em sua empresa.

Quando tratamos de conveniência neste contexto, estamos falando de levar facilidade ao seu cliente, tanto no contato quanto na solução do problema que o levou a te procurar. E grande parte desta conveniência pode ser atingida investindo em soluções online.

Com relação ao contato, uma ótima dica é utilizar meios de comunicação populares, como o próprio WhatsApp, ou outras ferramentas de bate-papo. Com estas soluções o contato com seu cliente fica muito mais prático, íntimo e ágil, uma vez que praticamente todos, hoje em dia, estão atentos ao celular durante todo o dia.

Já quando se trata de conveniência na prestação de serviços, as soluções online podem automatizar processos e trazer mais agilidade para o seu atendimento e redução da ocorrência de erros e retrabalhos. Tudo isso evita atrasos, ou até mesmo a não entrega do que foi combinado. Com tudo ocorrendo no prazo previsto, seu cliente passa a ter confiança de se planejar e contar com os seus serviços sempre que necessário.

Individualidade

Seu cliente já não se sente confortável em ser tratado de forma genérica, como se fosse apenas mais um. Ações mais personalizadas tendem a ter maior impacto e gerar maior fidelidade por parte do seu público.

Ainda no momento da aquisição do cliente, ou seja, na publicidade, hoje já existem meios de abordagem segmentada para diferentes públicos, por meio do marketing digital, substituindo os velhos anúncios impressos, outdoors, etc. Aqui a ideia é gastar menos e atingir as pessoas certas.

Após a aquisição, durante o próprio atendimento ao cliente, tratá-lo como único pode ser a chave para garantir a sua satisfação. Ele passa a ter mais certeza que você irá resolver o problema apresentado, e também que sua empresa se importa com ele. Esta é uma ótima forma de se conseguir clientes promotores.

Diversidade

A sociedade como um todo vem demonstrando, cada vez mais, não aceitar comportamentos que excluam, ou tratem de maneira diferente, determinados grupos sociais.

Desta forma, como foi dito anteriormente, o indivíduo deve ser respeitado em sua essência, e, assim, sua empresa precisa entender que ele é um cliente assim como os outros.

Muitos padrões foram desfeitos ao longo dos anos e você, empreendedor, pode até não ter acompanhado toda esta mudança acontecendo. O que é necessário é se inteirar de tais mudanças, respeitá-las, e conquistar a admiração dos seus clientes.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online