Produtividade e tecnologia: como as duas funcionam aliadas?

Dos pequenos negócios locais até as multinacionais, não há mais como fugir: a tecnologia tomou conta do mercado! Hoje, o uso das ferramentas de automação deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação para qualquer tipo de empresa. Para ilustrar, podemos tomar a pesquisa TIC Empresas, que aponta que 97% das empresas brasileiras usam computadores e estão conectadas à internet.

Em parte, o motivo para a massificação do uso da tecnologia se deve ao fato de que, hoje, ela é completamente acessível — a baixos custos, é possível contar com toda a infraestrutura necessária, dos softwares aos hardwares. No entanto, não é apenas a viabilidade financeira que a tornou tão popular.

Em um mercado competitivo, quem garante a eficiência certamente está na frente — e a tecnologia é essencial para garantir a produtividade. Nesse contexto, o post de hoje mostra como a tecnologia e a produtividade andam de mãos dadas. Continue a leitura!

Melhoria da comunicação do seu time

E-mail, smartphones e softwares específicos para a comunicação — a tecnologia nunca foi tão usada para se comunicar. Mas qual é o seu impacto na produtividade? Total!

Hoje, o gestor consegue acompanhar a sua equipe em tempo real, monitorando cada uma das atividades realizadas. Assim, além de garantir a coesão do time, ele também pode tomar decisões mais rapidamente. Além disso, é importante lembrar que a comunicação também é um processo interno — portanto, quanto mais ágil for, melhores serão os resultados para todo o negócio.

Otimização da gestão financeira e tributária

Você sabia que o Brasil é um dos países em que mais se gasta tempo pagando tributos? Em média, as empresas brasileiras precisam de 110 dias para honrar todos os compromissos com o Fisco. Isso sem contar a própria gestão financeira interna, que requer tempo e bastante dedicação para que o gestor reúna as informações necessárias para tomar as melhores decisões.

Esse cenário pode se tornar um pouco diferente com a tecnologia. Hoje, o que não faltam são softwares para agilizar a gestão financeira e tributária dos negócios. Essas ferramentas permitem que o gestor consiga dinamizar todo o processo por meio da internet, acompanhando suas pendências em tempo real.

Além disso, esses softwares também possibilitam a gestão efetiva dos estoques, o que garante a eficiência na reposição. Em outras palavras, você garante mais tempo para as tarefas que realmente importam!

Fortalecimento do time de vendas

Até mesmo os clientes recebem uma atenção especial por conta da automação. Hoje, é possível contar com o Customer Relationship Management (CRM), uma ferramenta que garante ganhos substanciais no relacionamento com a clientela.

Esse tipo de sistema tem como objetivo, basicamente, melhorar a qualidade do time de vendas e marketing — uma vez que as informações de cada atendimento podem ser arquivadas e compartilhadas entre toda a equipe. Um time melhor informado consegue atingir resultados muito melhores, melhorando a eficiência de cada ação realizada — que, por sinal, são a base para a melhoria da produtividade.

E na sua empresa, como a tecnologia atua em prol da produtividade? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.