Por que automatizar seus processos?

Nessa postagem, vamos começar com uma pequena situação. Imagine que você é dono de um hortifruti e possui 5 funcionários. Agora, idealize que seu sistema de vendas é por anotações em um caderno, onde ao longo do dia cada funcionário responsável pelo caixa anota um dado diferente.


Pense que cada dado deve ser anotado manualmente, fazendo com que o cliente tenha de esperar mais tempo que o normal para concluir a compra. Além disso, você possui outro caderno para anotar aqueles que o devem, outro para as datas de pagamento das despesas e em outro caderno você anota seus lucros. Confuso, não é? E se você confunde a letra de um funcionário e computa o número errado? É um grande problema, certo?


Esse exemplo pode parecer tolo e fictício, mas ele é realidade em muitos lugares no Brasil, onde as pessoas ainda não tiveram acesso à tecnologia adequada. Felizmente, pouco a pouco, os sistemas de PDV (Ponto de Venda) e de SAD (Sistema de Apoio à Decisão) estão chegando às micro e pequenas empresas.


Os sistemas PDV são aqueles que vemos nos supermercados, nas farmácias, em lojas de materiais de construção, etc. Lá ficam registradas as quantidades de produtos vendidos, valores e o funcionário responsável pelo caixa. Além disso, eles fornecem a emissão de notas fiscais, geralmente aceitam integração com controle de estoque, dentre outras funcionalidades.


Dessa maneira, os funcionários também terão uma grande economia de tempo ao realizar as operações, além de terem um maior conforto ao realizar esses procedimentos. E os seus clientes? Bom, eles não precisarão aguardar a finalização da compra por muito tempo, pois os sistemas PDV deixam os processos muito mais otimizados.


Os sistemas SAD são integrados aos PDV, onde o gestor possui acesso aos horários de vendas, produtos mais vendidos, estoque, agendamento de encomendas, entre outros. Esses sistemas ajudam no gerenciamento de informações, consequentemente levando a escolha dos melhores momentos para investir, que produtos ou serviços oferecer e assim por diante.


Muitas pessoas pensam que o investimento nesses sistemas de informação é elevado ou que somente grandes empresas usam. Há também o receio de perda de arquivos e dados importantes. Porém, o próprio uso de ferramentas tradicionais se mostra de risco. Podemos danificar, por exemplo, os cadernos de notas ou até mesmo perdê-los. Riscos sempre vão existir em qualquer negócio, mas o uso de tecnologias seguras e profissionais irão minimizá-los. Além disso, os próprios softwares oferecem a possibilidade de realizar um backup, garantindo a segurança dos dados da sua empresa.


Aqui na Mundomídia você encontrará o software adequado para fazer o seu negócio subir de nível. Com o nosso apoio, você terá a certeza de que suas vendas aumentarão e a gestão do seu negócio será muito mais organizada.


O que achou dessa postagem? Ainda em dúvida sobre usar os sistemas de informação? Entre em contato conosco ou deixe um comentário sobre.