Aconteceu em São Paulo, entre os dias 23 e 27 de abril, a 14ª edição da Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços. Esta é a maior feira da América Latina no ramo de reposição e reparação de veículos leves, pesados e comerciais.
Cerca de 80 mil pessoas visitaram a feira nos 5 dias em busca de novidades no setor automotivo e, claro, para fechar vários negócios. Estima-se que foram gerados mais de R$70 milhões em negócios durante o evento.
Além das negociações geradas, a feira também contou com palestras e apresentações que mostraram aos visitantes as tendências do mercado automotivo e as perspectivas para o futuro do setor.
Inteligência de mercado
Um dos temas abordados durante a feira foi a forma como a inteligência de mercado pode se beneficiar da transformação digital para otimizar os resultados e reduzir custos com logística.
O mercado automotivo brasileiro tem características peculiares, por conta da extensão territorial e infraestrutura precária. Desta forma, muitos avanços são necessários para minimizar os impactos deste contexto nos custos produtivos que, consequentemente, são repassados ao consumidor final.
A ideia seria transformar dados “brutos” já existentes em informações úteis para o gerenciamento da logística. Esses dados seriam úteis, ainda, para áreas como marketing e vendas. Na verdade, o processamento de dados acaba se tornando um diferencial competitivo entre as empresas.
Veículos elétricos
Outro tema tratado durante a Automec é o crescimento do mercado de veículos movidos pela eletricidade. Estes já são realidade no Brasil e, por isso, o ramo automotivo tem que estar alinhado com as tecnologias mais recentes.
No país já existem diversas iniciativas para capacitar a mão de obra para esta nova realidade. Assim, as oficinas que desejam sair na frente neste mercado promissor precisam se preparar.
Transformação digital
Também foi tratada no evento a transformação digital pela qual toda a indústria, consequentemente a automotiva, vem passando nos últimos anos, exigindo das empresas muito mais conhecimento e uma atualização constante.
Em diversos momentos foi possível ver como a indústria automotiva vem se modernizando para atender as demandas do seu mercado consumidor, além de reduzir custos e aumentar a produtividade.
Mais sobre a Automec
O evento foi marcado pela sua grandiosidade, pela internacionalização e pelo alcance de vários recordes de edições anteriores. Tudo isso confirma a importância do evento e as boas perspectivas para o mercado automotivo.
Para se ter uma ideia, o pavilhão internacional representou, neste ano, aproximadamente 38% do espaço da feira, mostrando a importância do público internacional. Foram visitantes e marcas de mais de 26 países.
A data para a próxima edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços já está definida. Ela acontecerá entre os dias 13 e 17 de abril de 2021, novamente na cidade de São Paulo.