Planilha de vendas: descubra como montar a sua

planilha de vendas (Fonte:Pixabay)
planilha de vendas (Fonte:Pixabay)

Algumas empresas menores não iniciaram o processo de automatização dos seus processos gerenciais. Por este e alguns outros motivos, trouxemos para vocês a forma de gerenciar melhor suas vendas, a partir da criação de uma planilha de controle dessas vendas.

As planilhas são formas simples, mas não menos complexas, de organizar processos gerenciais de forma rápida e prática dentro de um negócio. Com esse novo método de organização, pode-se ter uma visão ampla de diversos processos empresariais, como por exemplo, quem foi o responsável pela venda, qual o valor da venda e, até mesmo, o valor referente à comissão de cada vendedor, ao mês.

A construção de uma planilha deste modelo pode não ser uma das atividades mais simples a serem feitas, por este motivo, trouxemos formas de como a montar. Para saber mais sobre este e outros assuntos, leia o artigo até o final e acesse o Blog Mundo Mídia.

Como organizar a gestão de vendas dentro da sua empresa?

Dentro do planejamento do seu negócio, é importantíssimo que esteja descrito como será realizada a gestão de todas as vendas e serviços realizados por ela em determinado período. Tudo isso pode ser qualificado quando existe uma boa base de dados relacionado.

Com o desenvolvimento, criação e manutenção dos dados de uma planilha de vendas, o gestor do negócio consegue ser capaz de tomar decisões sobre o que deverá ser realizado para melhorar o desempenho do negócio. Um exemplo pode ser a tomada de estratégias características a fim de fidelizar clientes e aumentar a produtividade de todo o seu processo de vendas.

Outra importante característica relacionada com o uso de uma planilha de excel para a organização desses dados é a ampla visão proporcionada sobre as escolhas e vontades do seu público alvo ou persona da empresa.

Quais as principais vantagens relacionadas com a utilização de uma planilha de controle de vendas para seu negócio?

A planilha, como citada anteriormente, possui inúmeras vantagens que podem beneficiar diretamente na melhoria de processos gerenciais. Abaixo, seguem listadas alguns dos principais benefícios do uso da planilha:

  • Melhoria no controle de vendas;
  • diminuição de custos e despesas;
  • melhora o controle das comissões;
  • comparações de desempenho;
  • permite prever faturamento;

Como criar essa planilha de vendas?

  1. Criar os cabeçalhos da planilha
  2. Formatação das colunas
  3. Diferença de coloração para melhor visualização
  4. Inserir somatória nos campos certos
  5. Inserir fórmulas para encontrar valor líquido
  6. Inserir fórmulas referentes as comissões
  7. Testar cada um dos dados