Saiba como avaliar sua estratégia de marketing com o custo por lead

Métricas de marketing digital - Fonte: Pexels

Hoje em dia as empresas estão investindo cada vez mais em marketing digital, afinal com as redes sociais é possível ter um alcance nunca antes imaginado. Em questão de segundos, suas postagens podem ser visualizadas por milhões de pessoas. Contudo, algumas estratégias de marketing podem ter um alto investimento financeiro, e é preciso avaliar se as mesmas estão trazendo o retorno esperado. E a métrica de custo por lead pode auxiliar justamente nesse quesito. Portanto, não deixe de conferir abaixo como avaliar sua estratégia de marketing com o custo por lead. 

O que é o custo por lead (CLP)? 

O primeiro passo antes de aplicar uma estratégia de marketing é preciso estimar um orçamento, ou seja, o custo que a campanha terá para a empresa. Esse orçamento irá colocar um limite máximo de gasto para atrair clientes por meio da estratégia adotada. A conta é super básica sendo a divisão do total gasto com a campanha e o número de clientes que demonstraram interesse, que seria o seu número de leads.  

Por exemplo, se uma campanha custou no total 200 mil reais para lançar um produto novo, e obteve 30 mil pessoas interessadas no produto, seu custo por lead será de aproximadamente 6,67 reais. Para o custo é importante notar que todos os gastos desde o planejamento até a finalização da campanha devem ser colocados na conta. Ou seja, gastos para criação de sites, produção de conteúdo em redes sociais, aplicativos de gestão, gastos com propulsão de publicações, etc.  

Por que usar o CLP como métrica? 

Basicamente essa análise irá permitir entender se uma estratégia de marketing realmente está sendo vantajosa, tanto financeiramente quanto sustentável para a empresa. Além de mostrar se é necessário realizar modificações na campanha num estágio mais inicial de captação de clientes. Também ajuda a entender melhor o que funciona com seu público-alvo e o que não.  

Tendo como base quais estratégias são realmente efetivas, a empresa consegue direcionar melhor seus investimentos no marketing.  Dando maior destaque para estratégias que sigam na mesma linha das que apresentaram melhor retorno, e menor investimento para novas estratégias ou que tragam abordagens diferentes.  

Além disso, essa métrica pode ser trabalhada em conjunto com outras, como o custo por clique, lead por venda e custo por venda. Por meio do qual você irá conseguir uma análise mais profunda das estratégias de marketing digital aplicadas.  

Quer saber mais sobre marketing digital? Não deixe de conferir 4 aplicativos indispensáveis para quem trabalha com marketing digital