Leads: o que são, como gerá-los e mantê-los nutridos

Se você está pesquisando sobre estratégias no ramo do Marketing Digital, com certeza deve entender o conceito de Leads.  Leads são potenciais compradores que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço, sendo assim, podem ser inseridos no seu funil de vendas.

O que é Lead

Lead é a oportunidade de negócio para a empresa. São pessoas que deixaram seu contato e dados pessoais (Como e-mail, nome e telefone), em troca de algo que a empresa estava oferecendo, geralmente um conteúdo educativo.

Como gerar Leads

Também chamado de Lead Generation, gerar Leads significa converter pessoas que conhecem sua marca em potencias clientes para seu negócio.

Utilizando de Inbound marketing ou marketing de atração a empresa oferece conteúdos atrativos e faz com que o cliente preencha um formulário rápido com seus dados.

As iscas digitais podem ser ebooks, participação em webinar, realizar orçamentos e a partir do momento que o cliente demonstrar interesse pela empresa, a sua equipe de marketing deve nutri-lo.

Existem alguns elementos principais da geração de Leads:

  • Leading Page: São páginas de um site que tem objetivo de conversão, por isso a página terá poucos elementos, evitando distrações e o foco será a oferta central oferecida ao cliente.
  • Formulário: é a ferramenta de captura dos contatos de Leald. É Importante que seja um modelo básico para não ficar cansativo.
  • Oferta: informa ao cliente o que ele irá receber caso deixe seus dados.
  • CTA: Indica o que o usuário deve fazer (“Cadastre seu email, faça download”)

O que é nutrição de Leads

É o processo de engajamento dos Leads pela equipe de Marketing. Isso significa que o Marketing vai “Alimentar” o usuário com conteúdos que são interessantes para ele, criando um relacionamento entre empresa e usuário, o que irá aproxima-lo cada vez mais da finalização da compra.

A ferramenta mais utilizada para nutrir clientes é o fluxo de nutrição. É uma sequência automatizada de e-mails que vão informar e educar os Leads.

É importante que o cliente tenha o máximo de informação sobre seus produtos ou serviços, e que se estabeleça um relacionamento de confiança, pois é muito mais provável a aquisição de algo que conhecemos e por meio de alguém em quem confiamos.

Agora que você leu este artigo com atenção e compreendeu a importância dos Leads, aplique esse conhecimento e obtenha sucesso no universo do Marketing digital.