Google Analytics: você sabe usar esta ferramenta gratuita?

digital marketing, seo, google

Google Analytics (GA) é uma ferramenta essencial para quem tem um blog, site ou aplicativo. Gratuita e completa, com esta ferramenta do google é possível analisar dados do seu negócio e conhecer melhor o seu público e como ele interage nas suas páginas.

O Google Analytics reúne dados e os apresenta na forma de relatórios, assim, sua equipe de marketing não precisa perder horas montando tabelas para monitorar o comportamento dos usuários.

 Configurando sua conta no Google Analytics

1. Crie uma conta no Google Analytcs

É necessário ter uma conta no Google, depois, dentro da página inicial do Google Analytics, crie sua conta selecionando a opção “Para o meu negócio” e preencha os dados solicitados.

2. Configurando a conta

Uma vez dentro do sistema você precisa adicionar informações básicas como o nome da conta e o modelo do seu negócio que o GA divide em site, aplicativos e Aplicativos e web – misto entre os dois primeiros.

3. Insira informações da propriedade

A Propriedade é unidade que você vai monitorar através do Google Analitics, é possível registrar mais de uma propriedade por conta no GA.

4. Finalize a configuração inicial

Leia o contrato de termos e serviços e clique no botão “Aceito” e você receberá uma ID do Google Analytics.

5. Instale a ID de acompanhamento

Ela é a responsável por fazer a comunicação do seu site com o Google Analytics. Basta inserir a ID em cada página do site.

O que devo acompanhar no Google Analytics

Existem métricas que indicam o potencial de cliente na web e aquelas sobre o comportamento da sua audiência, como por exemplo:

Visitas: Mostram quais páginas foram mais acessadas e qual o número de visitantes.

Informa o meio que seus visitantes chegam até você, que pode ser por busca direta no google, através de mídia social, campanha de mídia paga entre outros.

Novas sessões: selecionam quantos usuários acessaram seu site pela primeira vez, em porcentagem. Um número baixo indica que o marketing digital precisa ser melhorado para você ser encontrado.

Tempo de navegação: Informa o tempo dedicado a uma página, o que indica se o assunto é interessante para o público.

Taxa de rejeição: Evidencia quais páginas as pessoas abandonaram sem realizar nenhuma ação nelas.

Com essas informações você tem um feedback sobre sua estratégia de marketing. Agora você está pronto para usar esta ferramenta a favor da sua empresa