Gamificação: como isso pode ajudar a engajar sua empresa?

gamificação

A gamificação é um processo que tem gerado extremo interesse das empresas. E, acredite, essa estratégia já não é mais exclusividade das grandes corporações, podendo ser utilizada, inclusive, por pequenos e médios empresários.

Baseada no conceito dos games, os famosos jogos eletrônicos, a gamificação tem como intuito utilizar mecânicas e características dos jogos para aumentar o engajamento com as lojas e empresas.

No entanto, além da estratégia de aumentar a interatividade, em si, a gamificação também tem sido notada como uma verdadeira aliada em outros aspectos do marketing de atração. Entenda melhor sobre o que estamos falando.

A gamificação como estratégia de Inbound

Utilizar a experiência da jogabilidade, em um primeiro momento, melhora a interação entre empresa-cliente. Essa foi, como dito anteriormente, a premissa inicial da utilização dos games: gerar engajamento.

Entretanto, notou-se que essa estratégia também é muito eficiente na motivação e influência comportamental do consumidor. Logo, vários empreendedores tem utilizado o conceito de gamificação para “educar” seu público e estimular sua lembrança no momento da compra, estratégias que fazem parte do escopo do Inbound Marketing.

Transformar conteúdos mais profundos, como por exemplo o modo de utilizar determinado produto ou serviço, ou ensinar sobre como aquele item foi criado, se torna muito mais simples, interessante e dinâmico quando está disponível em formato de game.

Aliás, é inegável o quanto o marketing pode se beneficiar da gamificação. É incontestável o sucesso que os jogos eletrônicos têm em todo o mundo. Com a popularização e o acesso aos smartphones, a grande maioria das pessoas está conectada e jogando algo em seus momentos de descanso.

Essa estratégia também auxilia em assuntos internos

Outro aspecto que tem sido beneficiado pelo uso de games, são treinamentos e processos seletivos. Utilizar o formato para identificar técnicas e valores das empresas se mostra cada vez mais útil, favorecendo a compreensão dos funcionários e dos futuros colaboradores.

Os games são mais dinâmicos e trazem resultados mais concretos no sentido da aprendizagem e do engajamento, benefícios que já citamos também serem alcançados com os clientes. Por isso, muitos empreendedores estão levando a estratégia para os assuntos internos da empresa, de modo a tornar a rotina mais interessante e captar ainda mais o interesse do grupo de trabalho.

Outro elemento que pode ser agregado, dessa vez com um formato mais sutil, quando se utiliza a gamificação dentro das empresas, é conseguir observar as principais dificuldades do grupo e, assim, trabalhar para corrigir possíveis problemas atuais ou futuros.