Funil de vendas: como ele afeta a sua empresa?

ecommerce, selling online, online sales

Cerca de 92% das pessoas que visitam um site não estão interessadas em comprar o produto ou serviço, portanto é papel do marketing da empresa, analisar esses perfis e convencerem o cliente a fechar negócio.

 O funil de vendas é uma ferramenta que auxilia todo esse processo, pois permite compreender a posição do cliente no momento do primeiro contato e observar como ele se comporta ao longo do relacionamento empresa-público alvo.

O que é Funil de vendas

São as etapas pelas quais seu público alvo passa até se tornar efetivamente seu cliente. O funil de vendas vai funcionar como um meio para visualizar o processo de decisão de compra do cliente.

Etapas do funil de vendas

O funil de vendas é dividido, basicamente, em 3 partes:

  1. Topo do Funil: o Objetivo é atrair o visitante do seu site/blog e transformá-lo em um provável cliente.
  2. Meio do Funil: nesta categoria se encontram os Leads, pessoas que deixaram informações como nome, telefone, email. A empresa deve oferecer informações e estabelecer uma relação de confiança para avançar para o próximo passo.
  3. Fundo do Funil: aqui temos as qualificações dos Leads, que foram educados pelo Marketing. É necessário que o time de vedas entre em cena com objetivo de conversão.

Algumas empresas introduzem ainda uma quarta etapa, relacionada ao atendimento pós venda. Considere esta uma opção importante a ser implementada.

Benefícios de um Funil de vendas

Otimização dos processos da sua empresa, no que se refere a aquisição e retenção de clientes, é o principal objetivo do Funil de vendas.

Listamos abaixo os principais benefícios ao se considerar o funil de vendas na sua empresa.

  1. Previsibilidade de resultados

Cada etapa no funil de venda, depende do desempenho na etapa anterior. Sendo assim, é possível prever se sua empresa terá clientes suficiente no final do processo, se baseando na quantidade de pessoas que estão no topo do e meio do funil.

  • Maior Produtividade

Quando os funcionários sabem que estão sendo acompanhados e os dados computados e avaliados, a tendencia é maior empenho para apresentar melhores resultados.

  • Aproveitamento de oportunidades

É mais fácil implantar estratégias para fechar o negócio quando se acompanha em tempo real o status de cada venda.

Diante disso, é fácil compreender como o Funil de vendas interfere nos resultados da sua empresa, portanto utilize essas informações para alavancar seu negócio.