A importância do nicho para ter sucesso no marketing digital

Nicho no Marketing Digital - Fonte: Pexels

Um dos primeiros passos a se dar quando se entra no mundo do marketing digital é saber qual o nicho que a sua marca se enquadra. Quando o nicho está definido, a imagem do produto que se está promovendo nos ambientes digitais se torna muito mais clara. Apesar disso, muitas empresas acabam pulando esse passo, às vezes por não entender sua importância ou por não conhecer esse conceito. Por isso, confira a seguir tudo sobre o nicho no marketing digital e como defini-lo em sua empresa.  

O que é um nicho? 

Se você procurar o significado de nicho na Internet encontrará algo como “divisão” ou “paredes”, algo que lembra agrupamento ou segmentação. No marketing, um produto é geralmente desenhado para um certo público, por exemplo, mulheres. Contudo, esse grupo é amplo e pode ser separado em grupos menores de acordo com característica específicas como cabelos cacheados ou produtos veganos, esses seriam os nichos. Em outras palavras, os nichos são produtos designados a uma parcela mais específica dentro de um grupo. Em que produtos “especiais” são desenvolvidos com o intuito de chegar a essas pessoas que buscam por algo mais singular.  

Os nichos são definidos com base em algo pouco explorado dentro de uma categoria mais geral.  E isso está crescendo cada vez mais dentro do mercado, pois os consumidores estão buscando por produtos mais personalizados, que combinem com o seu estilo de vida. E ao contrário do que muitos podem pensar, um mercado generalista tem um alcance de vendas menor apesar de ter um público-alvo maior. Afinal, diversas lojas irão oferecer os produtos mais gerais, mas poucas oferecem produtos veganos, por exemplo. Com isso, os clientes são mais facilmente fidelizados e os lucros se tornam maiores para as empresas que atendem esse nicho. 

Como definir um nicho para a sua empresa? 

Como vimos, definir um nicho é essencial para se posicionar no meio digital, principalmente na Internet que confere inúmeras possibilidades e opções para os seus usuários. Assim, o foco é desenvolver um produto ou serviço que resolve um único problema que um certo grupo pequeno de pessoas tenha em comum, fazendo com que a empresa se torne reconhecida por isso. Para ter um melhor direcionamento basta responder três perguntas: O que meus clientes possuem em comum? O que meus concorrentes oferecem para resolver isso? Qual o diferencial dos meus produtos?  

Com isso em mente, reflita sobre sua empresa e o mercado para então definir o nicho da sua marca e se destacar no marketing digital conquistando os clientes certos para o seu produto.