O que ninguém nunca te disse sobre reter clientes na sua loja virtual

Muitos pensam que o segredo para o sucesso de uma loja virtual é investir em captação de novos clientes, mas é aí que está o grande erro…

Você sabia que apenas 8% dos visitantes da sua loja virtual realmente compram de você? Isso significa que a maioria das suas vendas são de clientes que já compraram antes na sua loja.

O problema é que a maioria das empresas concentram seus esforços em adquirir mais clientes, ao invés de buscar a retenção. As chances de venda para um cliente é de 60 a 70%, enquanto um possível cliente é de 5 a 20%. A Mundomídia reuniu algumas dicas de como reter essa clientela e alavancar suas vendas, confira.

As compras virtuais costumam gerar um pouco de frustração, pois não há o contato físico no momento da compra. Logo, busque sempre manter seu produto em um alto padrão de qualidade. Defina quais são as expectativas do cliente e procure superá-las.

Mantenha-se sempre em contato com o cliente, por meio de redes sociais ou por e-mails. Você pode postar sobre novidades, promoções e pedir a opinião do cliente sobre um produto. Não esqueça de enviar mensagens no aniversário e Natal. Use uma abordagem atrativa e personalizada. Para otimizar esse contato, utilize um sistema de gerenciamento on-line, que permite agendar e enviar e-mails automaticamente, além de outras funções.

Para reter o cliente, é preciso pensar como o cliente. Por isso, reflita sobre o ciclo de vida do seu produto ou serviço, se é satisfatório. Crie o hábito de responder constantemente a pergunta: Como você se sentiria se fosse o cliente?

Uma outra pergunta que pode alavancar suas vendas: já pensou em vender produtos complementares? Por exemplo, você vende produtos de informática. Se o cliente adquiriu um computador, pode ser que, futuramente, ele tenha interesse em adquirir um mouse, uma capa de proteção e outros objetos desse ramo. Oferecer produtos que complementam a venda é uma boa estratégia.

Outra estratégia que nunca cai de moda é oferecer promoções exclusivas, nenhum cliente resiste a um bom desconto. É interessante oferecer vantagens, por uma questão de reciprocidade, ele pode oferecer algo em troca. Por exemplo, se ele indicar sua loja para 5 amigos, ganha 10% de desconto.

Explore o potencial de vendas do seus produtos e trace as melhoras estratégias para reter seus clientes.

 

loja-virtual-up-lojas