5 dicas valiosas para comprar pela internet de forma segura

Dentre todas as comodidades da web, as compras em lojas virtuais tem se tornado um perfil de consumo cada vez mais frequente. A diversidade de produtos e preços tornaram o mundo online bastante atrativo, mas é preciso se atentar para não se tornar vítima de um crime virtual.

Você vai conferir como aproveitar a praticidade de realizar suas compras pela internet de forma segura.

Utilize equipamentos de confiança

Jamais realize quaisquer compra em um computador público. As máquinas podem conter vírus que roubam suas informações. Também opte por conecte-se à uma rede sem fio confiável e protegida por senha.

Mantenha o antivírus instalado e atualizado no seu aparelho celular e computador, assim você será avisado caso haja tentativa de invasão de dados.

Evite salvar dados como seu e-mail e número de cartão de crédito e jamais forneça a senha do seu cartão, desconfie sempre que essa informação for solicitada, independentemente se for via SMS ou e-mail.

Escolha sites confiáveis

Escolha comprar em lojas virtuais confiáveis procure saber se algum amigo ou familiar já realizou uma compra, é de extrema importância verificar a reputação da loja.

Certifique-se da idoneidade do site, é preciso saber a procedência dos produtos e também das garantias de que ele irá chegar até você. Também se atenha ao Ícone de cadeado na barra do endereço do navegador para se certificar de que o site é seguro.

Verifique a plataforma de pagamento

Ter uma plataforma de pagamento segura é um bom indício, pois a plataforma já verificou o site antes de liberar o pagamento, e caso haja algum problema com a compra será mais fácil para realizar o reembolso.

Confira se há informações sobre a empresa

Para realizar compras seguras você deve garantir que a empresa existe e está funcional, para isso você pode observar se o site conta com informações como endereço, telefone para contato, CNPJ e razão social por exemplo. Você pode ainda entrar em contato com o SAC e esclarecer suas dúvidas.

Mantenha registros de sua compra

Por fim, mas não menos importante, sempre tenha arquivado os registros da sua compra, como número do pedido, e-mail de confirmação de pagamento e quaisquer documentos que comprovam sua compra.

Depois de Ler sobre estas dicas maravilhosas você já sabe como comprar de forma segura, logo, basta ir às compras lembrando sempre de praticar o consumo consciente.