Experiência ou Potencial? O que levar em conta no momento da contratação

Um dilema comum no dia a dia das empresas, quando há a necessidade de se aumentar o quadro de funcionários, é escolher se o candidato ideal para a vaga em questão precisa ter vasta experiência neste trabalho, ou se é alguém mais novo na área, mas com potencial para crescimento.

Esta é uma decisão que deve ser tomada antes de se iniciar o processo de seleção, pois esta dúvida pode ser prejudicial na análise dos currículos e levar a uma decisão equivocada. Por isso, hoje vamos ver mais sobre cada situação.

Imóvel Integrado

Candidato experiente

O candidato experiente é ideal para as situações em que o novo funcionário precisa chegar na empresa e desempenhar a função designada, sem que haja muito tempo para algum tipo de treinamento.

Isso seria ótimo em várias situações, mas nem sempre é o ideal. Candidatos com esta característica tendem a ter uma pretensão salarial alta, que pode não ser condizente com o que sua empresa está disposta a pagar.

Além disso, se o candidato tem toda esta experiência, ele pode ter a sua forma específica de trabalhar, e pode não abrir mão disso ao entrar para sua equipe. É preciso analisar se esta forma está de acordo com o modo de operação da sua empresa, e se isso não trará problemas no relacionamento com outros funcionários.

Candidato com potencial

Os candidatos ditos “com potencial” normalmente são aqueles recém-chegados no mercado de trabalho, que passaram por poucas (ou nenhuma) experiências anteriores, em outras empresas.

Isto faz com que, incialmente, este candidato possa não acrescentar muito com seu trabalho, pois precisará de um período de treinamentos e adaptação às funções da nova empresa.

No caso de uma vaga “urgente”, realmente este tipo de candidato pode não ser o ideal. Mas nos casos em que há a possibilidade de se aguardar até que o novo funcionário atinja todo o seu potencial, pode ser uma boa pedida.

Este candidato, caso apresente de fato o potencial para alcançar bons resultados, pode crescer junto com a empresa e entregar todo o seu talento à medida que é “moldado” às características do seu negócio.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online