Como convencer uma pessoa a contratar um corretor ou imobiliária?

Como convencer uma pessoa a contratar um corretor ou imobiliária?

No momento de vender ou alugar um imóvel, o proprietário ainda tem um certo receio sobre contratar os serviços de um corretor de imóveis ou de uma imobiliária. Na maioria das vezes isso acontece porque ele considera o valor que seria investido um custo desnecessário que pesaria no seu orçamento e reduziria os lucros com aquele imóvel.

O avanço da internet e o fácil acesso à informação potencializou este problema, uma vez que agora o proprietário consegue encontrar modelos de contrato, divulgar seus imóveis em redes sociais ou entrar em contato com o inquilino por conta própria.

A solução para este problema é apresentar os riscos de se realizar este tipo de negociação sem o auxílio de alguém experiente, além de mostrar a tranquilidade que o cliente terá ao transferir estas responsabilidades para quem entende do assunto. Vamos explicar melhor.

Imóvel Integrado

Burocracia

Quando um proprietário de imóveis decide fazer suas negociações por conta própria, um dos primeiros sustos que ele terá é com relação à burocracia e a quantidade de documentos e impostos envolvidas.

Neste ponto, um ótimo argumento é mostrar que contar com o serviço de um corretor ou uma imobiliária gera tranquilidade a ele, uma vez que ele não precisará se preocupar tanto com as questões legais, deixando este trabalho para os profissionais que já tem experiência no assunto e sabem os melhores caminhos a se seguir para agilizar o processo.

Além disso, com a experiência destes profissionais corre-se menos riscos de se errar em uma documentação, ou até mesmo esquecer alguma etapa do processo, o que geraria mais custos e atraso em toda a negociação.

Inadimplência

Um problema recorrente quando se trabalha com aluguel de imóveis é a inadimplência. Não importa o motivo, é comum que o inquilino deixe de pagar o aluguel em algum momento. Mas independente da razão, o proprietário depende daquela renda e não pode ficar sem receber.

Quando ele opta por fazer toda a negociação por conta própria, o momento em que seu inquilino deixa de pagar e é necessária a cobrança torna-se muito delicado. Poucas pessoas gostam ou pelo menos tem a habilidade para cobrar uma conta em aberto.

Por isso este é outro bom argumento. Imobiliárias já são mais do que experiente em lidar com inquilinos devedores e sabem as melhores formas de se realizar a cobrança. Além disso dispõem de mecanismos para penalizar o devedor, seja a cobrança de juros, seja a inserção do nome deste inquilino em sistemas como o SPC ou SERASA.

Confiança

Quando não se conhece anteriormente a pessoa que está alugando o imóvel fica difícil saber se é alguém de confiança, que honrará todos os compromissos firmados. Então, quando toda a negociação é feita diretamente entre proprietário e inquilino sempre há o risco de estar tratando com uma pessoa que trará diversos problemas ao longo do tempo de contrato.

Já quando a negociação é feita por um corretor ou imobiliária este problema é minimizado, pois antes da assinatura do contrato são levantadas diversas referências sobre o futuro inquilino. Desde histórico de pagamento como até mesmo ficha criminal, tudo isso dá maior segurança para que o imóvel seja negociado com alguém que fará bom uso do mesmo.

Contrato

A falta de experiência na negociação de imóveis por parte do proprietário pode fazer com que ele, ao alugar sua propriedade por conta própria, acabe deixando brechas no contrato que podem ser utilizadas pelo inquilino posteriormente.

O argumento neste caso é mostrar que um corretor ou uma imobiliária já tem ampla experiência na criação de contratos bem esquematizados para que os direitos e deveres de locador e locatários estejam explícitos e não haja espaço para dupla interpretação ou coisas do tipo.

Reparos e avaliação

Um imóvel quando é alugado apresenta características que devem ser preservadas até que o mesmo seja devolvido pelo inquilino, tais como pintura, acabamentos, lâmpadas, etc. Se tudo isso não for mantido, pelo menos o inquilino deve fazer as reformas necessária para entregar o imóvel do mesmo modo.

Quando a negociação é direta fica mais difícil para o proprietário cobrar isto, principalmente quando o contrato não é bem feito. Por isso o argumento neste caso é que imobiliárias realizam vistorias quando o contrato é fechado e encerrado, garantindo o perfeito estado do imóvel.

Além disso, quando são necessários pequenos reparos no imóvel durante o período de aluguel, se há uma imobiliária envolvida na negociação fica mais prático garantir que o serviço seja realizado, e por profissionais de confiança.

Aperfeiçoamento profissional

Por fim, para garantir os argumentos necessários na negociação e conseguir captar mais clientes é necessário expandir seus conhecimentos e se manter sempre atualizado. Por isso o curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária, da Universidade Nuvem, é a melhor solução.

Com ele você vai aprender as estratégias para analisar o mercado, suas tendências e as melhores oportunidades. Dicas para seu plano estratégico de atuação e investimento. Como gerar confiança na interação com os clientes e atender suas expectativas. As melhores práticas para montar e gerenciar sua equipe. Lições que facilitam suas tarefas de rotina e te transformam em uma pessoa capaz de atingir o alto nível e o sucesso no mercado imobiliário! Clique aqui para conhecer o curso.

Como Montar e Administrar uma Imobiliária