Como aumentar a produtividade sem precisar contratar

É comum em pequenas empresas buscar soluções para aumentar a entrega de resultados, e a primeira opção que vem à mente dos empreendedores é contratar mais pessoas para a equipe.

Realmente, em determinado momento, esta pode ser a única solução viável, mas não deve ser a primeira cogitada. Existe uma série de ações que podem ser tomadas para aumentar a produtividade sem ter que buscar por novos profissionais no mercado.

Principalmente no caso de pequenas empresas, o investimento de tempo e dinheiro no recrutamento de um novo colaborador pode estar fora das possibilidades. Por isso, hoje vamos apresentar algumas formas de aumentar a produtividade sem a necessidade de contratar.

Motivação

Sua equipe pode não estar entregando 100% da sua capacidade justamente por não se sentir motivada a fazê-lo. Resolver isto é relativamente simples, e demanda pouco investimento.

É importante lembrar que motivação não é encher seu colaborador de mimos e presentes. Estamos falando de incentivos por resultados, além de outros benefícios que farão seu funcionário se sentir mais valorizado pela empresa.

Seja premiações por metas alcançadas, benefícios como vale transporte ou refeição, melhores equipamentos, ou simplesmente o reconhecimento pelo bom trabalho. Tudo isso faz com que seu colaborador se sinta incentivado a entregar mais e melhores resultados.

Metas

Como dissemos acima, o reconhecimento pelo alcance de metas pode gerar bons resultados. Mas é necessário ter metas que façam o colaborador realmente buscar melhorar seu desempenho.

Metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis. Devem ser de fácil entendimento, relacionadas com a atividade principal do colaborador, e precisam de um prazo para serem alcançadas.

A busca, o alcance e o reconhecimento da meta batida criam um espírito competitivo no colaborador, que se vê motivado a ser sempre melhor, tanto com relação aos companheiros, quanto em relação a ele mesmo no passado. Isso, com certeza, aumentará a produtividade da sua empresa.

Tecnologia

Atividades manuais e repetitivas são grandes ladras de produtividade em qualquer empresa, e nas de pequeno porte não é diferente. Mas a tecnologia está aí para resolver este problema.

E quando falamos em tecnologia, não necessariamente quer dizer encher sua empresa de equipamentos de última geração, já que a ideia aqui é não aumentar muito as despesas da empresa. Estamos falando de soluções simples, ao alcance de qualquer negócio.

A automação de processos por meio de sistemas de gestão integrados online, os chamados SaaS (Software como Serviço em português) permitem que atividades como a geração de relatórios, emissão de notas ou boletos, controle financeiro e muitas outras sejam feitas de forma rápida e prática.

Este tipo de sistema de gestão tem uma grande vantagem que é o valor abaixo dos softwares tradicionais, além da possibilidade de assinatura de planos que se ajustam às necessidades da empresa, e que podem ser expandidos com o tempo.