Como analisar currículos corretamente

Como analisar currículos corretamente

A tarefa de contratar um novo funcionário é uma das mais delicadas dentro de qualquer empresa. Seja para suprir uma saída, ou para aumento de quadro, é preciso ser extremamente minucioso na análise dos currículos.

Muitas vezes os empreendedores se deixam levar pela urgência na contratação e acabam ignorando certos pontos importantes que, futuramente, impactarão no rendimento da equipe. Por isso, você deve estar atento a alguns quesitos essenciais para a análise de currículos, que aumentarão suas chances de acerto na contratação. Vamos ver alguns deles.

Perfil

Quando se decide contratar um novo funcionário, primeiramente é necessário entender que tipo de profissional é necessário para desempenhar a função designada. Quais são as habilidades necessárias, algum tipo de formação, experiências anteriores, etc.

Treinamento Atendimento e Recepção | Universidade NuvemA formação do perfil ideal para a vaga se faz necessária para termos um parâmetro de comparação entre candidatos, sem se deixar levar por questões subjetivas.

Das características necessárias para a formação do perfil ideal de determinada vaga, temos aquelas que são obrigatórias, ou seja, que sem elas o candidato já não se qualifica para o emprego. Neste caso temos, por exemplo, formações, habilitações, local de moradia, etc.

Normalmente muitos candidatos com tais qualificações se candidatam à vaga, por isso é preciso ter outros parâmetros que não são obrigatórios, mas que são diferenciais para a função que será desempenhada. Qualificações extras, experiências anteriores, ou fluência em outros idiomas são alguns exemplos.

Banco de dados

Quando se anuncia uma vaga de emprego, muitas pessoas interessadas enviam seus currículos. Destas, pode ser que mais de uma apresentam as qualificações esperadas para a vaga, porém o número de contratações a ser feito é limitado.

Em casos assim é interessante manter estes currículos que se destacaram em um banco de dados. Fazendo isso você pode, inclusive, pular a etapa da divulgação da vaga e já encontrar o novo profissional dentre aqueles que já entraram em contato.

Análise de histórico profissional

Além das formações e das habilidades relatadas, você precisa se atentar às experiências profissionais anteriores. É neste ponto que muitas dúvidas surgem, e que você pode esclarecer ao fazer uma boa análise e questionamentos durante uma entrevista.

Fique atento se as experiências de trabalho condizem com a formação, ou com a vaga pretendida. Também observe o período em que o candidato passou em cada empresa, pois caso sejam muito curtos, pode indicar ser uma pessoa com dificuldade de se manter nos empregos.

Fique atento a períodos onde não há relato de ocupação e tente entender melhor o que houve. Aproveite também as experiências citadas para explorar situações que podem ter acontecido com o candidato e também são passíveis de ocorrer em sua empresa, para assegurar que ele se encaixa no perfil desejado.

Salário

Por fim, se o candidato fornecer informações sobre salários anteriores, ou então a pretensão salarial, verifique se os valores condizem com o que sua empresa irá oferecer, seja no momento da contratação, seja após promoções.

Se os valores anteriores estiverem acima do que você pode ofertar, tome cuidado. Mesmo que o candidato aceite tal valor, no futuro isto poderá causar certa frustração, uma vez que o mesmo já criou um padrão de vida baseado nos salários anteriores.

Agora, analise bem os currículos de quem se candidata a trabalhar em sua empresa e tenha sempre a melhor equipe à sua disposição! Bom trabalho!

Curso Eletricidade Automotiva | Universidade Nuvem