As vantagens do backup em nuvem

A computação em nuvem é tendência em todo o mundo, e cada vez mais o preconceito que havia com relação à segurança de dados utilizando esta tecnologia vem sendo quebrado.

Este armazenamento de dados de forma online e remota abre portas para uma série de funcionalidades que facilitam nosso dia a dia, e na rotina empresarial não é diferente.

Além do próprio armazenamento em si, o backup dos dados, ou seja, as cópias de segurança das suas informações também podem estar na nuvem, e isto é uma grande vantagem para a sua empresa. Hoje vamos explicar melhor por quê.

Praticidade
Segurança
Economia
Escalabilidade

Praticidade

O primeiro ponto que torna o backup em nuvem mais vantajoso do que o realizado de forma local, ou seja, no banco de dados em sua própria empresa é justamente a praticidade neste armazenamento.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Pense que para armazenar estes dados de backup localmente você precisaria dispor de todo um aparato tecnológico, ocupando espaço e demandando manutenções. Com soluções em nuvem, você precisa apenas de uma conta e um cadastro.

É sempre válido lembrar que sistemas de gestão em nuvem já possuem o próprio backup utilizando a mesma tecnologia, ou seja, você nem precisa se preocupar em guardar estes dados, pois isto já é feito automaticamente.

Segurança

Em todos os dias estamos expostos a diversos riscos relacionados à tecnologia. Sejam vírus que podem se instalar em seu computador, ou então picos de energia que queimar equipamentos, tudo isto coloca em risco a integridade dos seus dados.

Quando o backup está armazenado na nuvem, você não tem nenhuma destas preocupações, pois isto fica a cargo de uma empresa especializada no assunto, que atualiza seus protocolos de segurança constantemente.

Economia

Uma estrutura de banco de dados pode ser muito cara. Até mesmo se você armazenar um pequeno backup, já será necessário dispor de algum equipamento. E, além do custo de aquisição, existem todas as despesas ligadas à manutenção dos mesmos.

O armazenamento em nuvem, por outro lado, gera custos muito menores. No caso de sistemas de gestão, eles já estão embutidos nas mensalidades pagas e você tem os dados da sua empresa em segurança sem nem perceber que está pagando por isto.

Escalabilidade

Quando seu empreendimento cresce, a tendência é que a quantidade de informações armazenadas também aumente. Quando o armazenamento e backup são feitos de forma local, este incremento exige que você aumente a sua capacidade, sendo necessários novos investimentos.

Este é outro ponto onde o armazenamento em nuvem se destaca, uma vez que quando a quantidade de informações sobe até determinado nível, o máximo que acontecerá é um pequeno aumento em mensalidade, mas sem a dor de cabeça da aquisição de mais e melhores equipamentos.

Plano MEI - Nuvem Gestor