Você sabe realizar uma contratação?

Muitos gestores ficam em dúvida de como conseguirem novos colaboradores. Seja por desconhecer como realizar o processo seletivo, seja por falta de candidatos.


Você sabe como contratar um colaborador? Tem dificuldade no assunto? Pega um café e venha tirar as suas dúvidas conosco.


As empresas, em alguns casos, quando anunciam suas vagas, acabam esquecendo uma série de fatores que podem resultar em insucesso no momento de captar novos funcionários. Alguns desses fatores são:


• Descrição incompatível com o perfil;

• Problemas no processo seletivo.


Descrição incompatível com o perfil


Para explicar esse ponto, vamos usar um exemplo: o nível de cada profissional é determinado pelas empresas e pode variar de uma organização para a outra. Existe o nível “júnior”, o iniciante, “pleno”, que possui mais tempo de experiência e “sênior”, que é o mais experiente de todos e que geralmente possui mais maturidade profissional e emocional. Da mesma forma que os cargos se confundem e podem variar entre uma empresa e outra, as remunerações também são diversas. Quanto maior for o cargo, maiores são as tarefas, autonomia, habilidade para liderar e, consequentemente, o salário.  


Quando se buscam vagas de emprego em um ramo específico, como o de TI, é comum vermos uma série de exigências e requisitos para as vagas de “júnior”. Porém, como o profissional está em início de carreira, de fato, ele não possui muita experiência.


Assim, se na sua empresa você deseja um profissional com mais experiência e domínio em diferentes quesitos, anuncie sua vaga com a descrição correspondente.

Agora, caso queira treinar um profissional desde o começo, ensinando suas bases e modus operandi de trabalho, exija menos requisitos e invista um pouco mais no treinamento dele.


Tenha um processo seletivo eficiente


Muitas empresas possuem o setor de RH ou Gestão de Pessoas. Essas duas áreas são extremamente importantes no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores para a empresa.  Porém, muitos candidatos são aprovados na primeira etapa, mas quando chegam à final são reprovados.


Isso acontece devido a alguma falha de análise das exigências ou por falta de alinhamento da equipe responsável pela seleção com o recrutador final.  


Dessa maneira, é necessário que todo o time do processo seletivo analise os candidatos sobre os mesmos parâmetros pré-estabelecidos e que atuem em acordo.


Enfim, para conseguir contratar os profissionais mais adequados para sua empresa, o processo de seleção deverá ser bem elaborado. Por isso, não descarte a possibilidade da sua empresa possuir um departamento de RH ou Gestão de Pessoas, pois eles são um dos maiores pilares de uma organização.


O que achou dessa postagem? Conte-nos como é estruturado o processo seletivo da sua empresa!