O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas e porque fazer

Grupo de colaboradores brancos em uma empresa em Treinamento e desenvolvimento
(Fonte: Unsplash)

O treinamento nem sempre é a parte favorita, mas é uma parte muito importante do trabalho de gestão em pequenas empresas. Um bom treinamento e desenvolvimento de pessoas pode fazer muito pela sua empresa em curto, médio e longo prazo. Confira.

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Considerar que o treinamento é também desenvolvimento de pessoas implica em algumas mudanças. Devido a uma pequena mudança como essa, todo o treinamento muda. Afinal, o treinamento não será mais, apenas, capacitar colaboradores para determinadas atividades, mas, principalmente, capacitá-lo com as próprias qualidades, potencialidades e habilidades para cumprir funções.

Assim, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é um treinamento, uma capacitação, que pretende permitir o crescimento da empresa. Isto porque um time melhor capacitado consegue cumprir metas e auxiliar no crescimento da empresa, como indica o aumento no investimento em treinamento em 2022.

Razões para aplicar treinamento e desenvolvimento de pessoas em pequenas empresas

E além de permitir o crescimento da empresa, quais são os outros motivos para aplicar treinamento e desenvolvimento de pessoas na equipe de uma pequena empresa?

  1. É um investimento

A mentalidade de um gestor deve enxergar o treinamento e desenvolvimento de pessoas como um investimento na empresa. Afinal, investir em treinar e desenvolver os colaboradores é, além de uma maneira de melhorar seu serviço ou atendimento, uma maneira de agregar valor. Funcionários mais valorosos para a empresa são benéficos para ela e vice-versa.

  1. Aproxima colaboradores entre si e com a empresa

Uma vez que os colaboradores estejam em treinamento e desenvolvimento ou tenham finalizado, é possível que, no processo, tenha havido maior aproximação entre eles. Isto é, que eles estejam mais à vontade entre si e que, ao mesmo tempo, tenham maior noção da importância do seu trabalho para a empresa. E essa consciência é importante pois, de fato, a empresa precisa do trabalho de cada um, além de ser o efeito notável em menor prazo na empresa.

  1. Aumenta a produtividade

Quando a empresa investe em seu colaborador e ele sabe da sua importância na cadeia da empresa, sua confiança, autoestima e produção tendem a aumentar. Com todos os colaboradores conscientes de suas habilidades, tarefas e valores na empresa, o aumento de produtividade será visto em breve.

  1. Torna metas mais próximas

Com os outros efeitos do treinamento e desenvolvimento, o trabalho em equipe se tornará mais próximo da realidade. Consequentemente, o cumprimento de metas também. Colaboradores que são valorosos para a empresa trabalham melhor, sozinhos ou em grupo, e as metas passam a ser mais próximas de alcançar.

E para saber como elaborar um treinamento para sua equipe, confira este outro artigo do Blog Mundo Mídia.