O que é o organograma de uma empresa?

Organograma empresarial - Fonte: Pexels

A organização de uma empresa leva em consideração diversos fatores, isso porque a estrutura deve ser otimizada para que a companhia consiga obter o máximo possível, tanto da produção quando dos outros setores. E o organograma vem para auxiliar justamente nessa parte. O organograma estabelece a estrutura organizacional da empresa, de forma a estabelecer quais os setores necessários, bem como quais profissionais devem estar em cada equipe. Confira a seguir um pouco mais sobre o organograma empresarial e como utilizá-lo.  

O que o organograma deve responder 

Através do organograma da empresa algumas informações devem ficar bem clara, como: 

  • Quais equipes a empresa deve ter para funcionar 
  • Como os setores devem funcionar 
  • Qual a função de cada colaborador 
  • Plano de cargos e salários, assim como a estruturação da companhia 
  • Qual a função de cada setor e o que cada um deve produzir 

Assim, o organograma ajuda a definir metas, entender melhor os objetivos de cada setor e também o que se quer alcançar. Isso também permite que os líderes consigam medir o rendimento da empresa e saber quais áreas precisam de melhoras.  

Como fazer um organograma 

Basicamente um organograma é composto por uma hierarquia, com divisão horizontal de trabalho, linhas de comunicação e unidades de trabalho.  

  • Hierarquia: ela pode ser montada de diferentes formas, como de cima para baixo, da esquerda para a direita ou de dentro para fora. O importante, é estabelecer uma divisão entre os cargos mais baixos e mais altos dentro da equipe.  
  • Divisão horizontal: o que for colocado na mesma linha horizontal terá o mesmo nível. 
  • Linhas de comunicação: são as linhas que conectam cargos, funções, trabalhos e tudo mais que estiver representado no organograma. Sendo que irá indicar a hierarquia entre os departamentos.  
  • Unidades de trabalho: elas irão descrever os cargos dentro da empresa e também sua função, ou seja, o que se espera que seja entregue por aquela unidade de trabalho. Pode ser coloca o nome do funcionário ou o nome do time/setor. 

Como usar o organograma 

Existem diversos modelos de organogramas que podem ser utilizados, e após definido qual o que mais se encaixa na sua empresa, é importante apresentá-lo para todos os funcionários da empresa. Sendo essencial que todos entendam o mesmo, para utilizá-lo no dia a dia. O organograma vem para ajudar e facilitar a compreensão do papel de cada um dentro da empresa, e também o que se espera obter de cada parte. Isso garante uma melhor gestão de times e também permite que os funcionários tenham uma melhor visão de crescimento dentro da empresa.  

Procurando por mais dicas de gestão? Não deixe de conferir 7 dicas para ter uma gestão empresarial de sucesso