Como e quando contratar profissionais autônomos

Precisa de algum serviço específico em um curto período de tempo? Talvez contratar um profissional autônomo seja a solução ideal para você, confira.

Buscar profissionais autônomos é uma boa alternativa quando se precisa de um trabalho específico e ocasional o que acaba tornando inviável contratar um colaborador efetivo. Esse tipo de profissional cumpre suas atividades por conta própria, sem horário fixo, nem salário, mas recebe uma remuneração pelo determinado serviço. Um exemplo recorrente desse tipo de profissional é um designer para desenvolver sua identidade visual, até mesmo um arquiteto para planejar melhor seu espaço físico.

Para contratar esse tipo de profissional, você precisa de um contrato escrito para cada trabalho que o autônomo for realizar para sua empresa. Vale ressaltar que ele precisa estar registrado no Cadastro de Contribuintes do Município e estar em dia com os recolhimentos do INSS e do ISS.

Ao contratar um profissional autônomo, tenha cuidado para não ter atitudes que podem caracterizar como vínculo empregatício, por exemplo:

  • Fixar metas, horários a cumprir, exigir explicações em excesso. Deve-se apenas delimitar o prazo de entrega
  • Pedir para que desempenhe atividades não previstas no contrato.
  • Não reter 11% do valor pago para o INSS, o recolhimento de  20% para a cota da empresa em relação a Previdência Social. É obrigação da empresa fazer o desconto e recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), de acordo com a tabela progressiva do imposto para pessoas físicas.

Busque profissionais com boas referências. Solicite um orçamento prévio, para não haver contradições na hora do pagamento, que deve ser realizado no momento da entrega do serviço. É interessante estabelecer critérios de padrão de qualidade para avaliar se a versão final do trabalho está de acordo com o solicitado.

Se você gostou tanto do serviço e gostaria de contratá-lo com mais frequência, talvez seja interessante terceirizar. Confira o texto em nosso blog para averiguar se a terceirização é uma boa opção para seu negócio. (Terceirizar é uma-boa opção para o seu negócio)

nuvem-gestor