Por Que Minha Empresa Deve Investir em um Sistema de Gestão?

Por muito tempo acreditou-se que o principal (ou único) ponto para garantir o sucesso de um negócio seria o know-how, ou seja, experiência e domínio daquela área de atuação. Na verdade, isto ainda continua sendo muito importante, principalmente quando se está iniciando um novo negócio. Porém para se ter sucesso em uma empresa é primordial manter bem organizados seus dados, documentos, finanças, registros etc. E para isso, ter um sistema de gestão que atenda suas necessidades pode auxiliar muito e garantir economia. No texto de hoje vamos explicar melhor sobre isso.

À medida que um negócio vai crescendo, seja em tamanho físico, faturamento ou número de funcionários, por exemplo, aumentam também as exigências sobre aquela empresa e a necessidade de se organizar melhor. Passa-se a ter maior fluxo de dinheiro, aumenta o estoque, a quantidade de informação sobre clientes e processos e, obviamente, se torna mais difícil gerir tudo isso utilizando aquele velho caderninho, ou criando diversas planilhas.

O primeiro sintoma de que uma empresa precisa pensar melhor e investir em um sistema de gestão é o retrabalho que passa a acontecer com mais frequência em tarefas simples, como o fechamento de caixa, fazendo com que funcionários da equipe percam tempo precioso que poderia ser utilizado em um trabalho que geraria de fato faturamento ao negócio.

Outra consequência desta “desorganização” na gestão de dados, e que pode ser fatal para a continuidade da empresa no mercado (principalmente quando se diz respeito às prestadoras de serviço) é a falha no atendimento à solicitação de um cliente. Tente imaginar a seguinte situação:

Você é dono de uma oficina e recebeu de um cliente seu carro para a revisão e possível troca dos freios para que ele possa sair de férias com a família. Com certeza o prazo deste cliente está curto e ele está ansioso por esta viagem. Porém você não salvou a última edição feita na sua planilha de estoque e quando a abriu hoje pensou que tinha armazenado mais um kit de freios. Ou então seu mecânico entendeu errado a data de entrega do serviço que você disse a ele. O que aconteceu? Chegou o dia em que seu cliente viajaria com a família, porém o carro não está pronto. Você então tenta parar tudo o que está sendo feito na oficina para focar neste cliente, podendo descumprir o prazo com outros clientes. Mas, mesmo assim, o dono do carro fica extremamente insatisfeito e, além de não utilizar mais seus serviços, passa a ser detrator da sua empresa (veja mais sobre este conceito aqui).

Já pensou como o exemplo acima pode ser fatal para seu negócio, mesmo sendo de outro ramo fora de oficinas mecânicas. E acredite: isto acontece com frequência!

oficina-integrada

Internamente uma boa organização também é muito importante para garantir, entre outras coisas, correta distribuição de trabalho à equipe, pagamento de comissões corretamente, contato com colaboradores, entre outros pontos importantes.

Existem diversos sistemas disponíveis no mercado para suprir a necessidade de gestão de diversas empresas. Temos softwares desde mais gerais, que podem ser adaptados aos mais diversos tipos de serviço, como até os mais específicos, desenhados para auxiliar nas demandas específicas daquele negócio. Temos como exemplos os programas Nuvem Gestor, Oficina Integrada e Imóvel Integrado, que entregam às empresas, entre outras coisas:

  • Sistema em nuvem (100% online);
  • Pedidos e Orçamentos;
  • Emissão de Ordem de Serviço;
  • Agendamentos;
  • Emissor de NF-e e NFC-e;
  • Suporte gratuito;
  • R$ 0,00 de taxa de implantação;
  • Site gratuito;
  • Integração do sistema ao site;
  • Gestão de contratos de venda e aluguel;
  • Tudo isso e muito mais com teste grátis por 7 dias!

Com estes exemplos foi possível compreender a necessidade de se ter um sistema de gestão em sua empresa? Entre em contato conosco, conheça nossas soluções e invista na organização do seu negócio!