O que é e por que obter um certificado digital?

Se sua empresa não tem um certificado digital, você precisa providenciar um, entenda por que

O Certificado Digital é um documento virtual que identifica a assinatura eletrônica de uma pessoa física ou jurídica. É a principal forma de verificar a identidade dos envolvidos durante transações de documentos fiscais on-line. No Brasil, todo arquivo eletrônico assinado com um certificado digital tem validade jurídica e substitui o papel.

certificado digital sistema NFEO  certificado digital é o meio mais seguro e confiável de enviar e receber documentos na Internet de qualquer lugar do país e do mundo. Este certificado oferece segurança para todas as vendas on-line ou com emissão de nota fiscal por meio de um sistema de gerenciamento on-line. Isso porque ele garante que as informações do seu cliente e da sua empresa permaneçam seguras e acessíveis apenas para os interessados, protegendo todos os envolvidos.

Essa proteção é garantida porque o certificado on-line possui duas chaves: uma pública e outra privada. A primeira, o titular deve passar a todos que pretendem se comunicar com ele. A segunda, deve ser mantida em absoluto sigilo e é de posse exclusiva do titular do certificado.

No Brasil há duas classes para os certificados digitais: A, para identificação e autenticação, e S, para sigilo. Elas se dividem em: A1, A2, A3 e A4; S1, S2, S3 e S4. Os mais utilizados pelas empresas são o do tipo A1 e A3.

certificado A1 sistema NFeO A1, possui validade de um ano, e é armazenado no computador do titular, exigindo senha para acessar os dados privados do usuário. O A3 é um cartão, parecido com um pendrive, e é válido por três anos.

Se sua empresa emite nota fiscal eletrônica é essencial que ela tenha o certificado digital para conseguir emitir esse documento de maneira legal. É interessante que sua empresa tenha um sistema de gerenciamento on-line para emitir a nota Fiscal Eletrônica de produtos ou serviços. Alguns desses softwares fazem integração automática com o certificado digital, garantindo legitimidade nas suas atividades.

 

 

Quer um sistema para emissão de nota fiscal de produtos e serviços? www.nuvemgestor.com.br

Nuvemgestor