O que é Centro de Custos e como aplicar essa metodologia na sua empresa

Conheça o método que ajuda as empresas a reduzirem suas despesas

A metodologia de Centro de Custos consiste em transformar cada setor da empresa em uma “outra” empresa independente. Ou seja, isolar as receitas e despesas para analisar qual é o peso financeiro da área no negócio como um todo. A partir dessa prática é possível ter uma noção mais ampla de onde investir, onde alocar recursos e onde reduzir gastos.

Com esse método é possível obter e avaliar dados valiosos que, muitas vezes, não podem ser compartilhados com todos os colaboradores da empresa, devido a sigilo. Além  disso, é possível permitir todo o setor a participar do processo decisório, aumentando o espírito colaborativo da empresa.

A partir do Centro de Custos, o próprio setor é o principal responsável em identificar o que é supérfluo e o que é fundamental. Fica de responsabilidade dessa área elaborar estratégias para gerenciar melhor os recursos de cada novo projeto, novas campanhas e novas ações.

Claro que alguns itens são comuns a todos os departamentos da empresa, como água, luz, internet. Você pode somar todos esses valores e dividir para os setores ou designar à um setor administrativo. Caso sua realidade seja de um pequeno negócio, você pode dividir em poucos setores de custos, por exemplo, o setor de marketing, o setor de produção dos produtos ou execução dos serviços e o setor administrativo.

Otimizando essas informações e setores, você torna essas áreas mais produtivas e lucrativas. Cabe aos envolvidos, diretores e funcionários, definirem metas e buscar formas para serem cumpridas.

A partir do Centro de Custos é possível identificar também qual setor da empresa está tendo baixo rendimento. É comum generalizar e dizer que a empresa inteira vai mal, se o setor financeiro vai mal ou o setor de vendas. Por isso, esse método ajuda a identificar melhor as falhas e possíveis soluções para elas.

A metodologia de centro de custos é ideal para organizar as finanças da sua empresa. Assim como, sistemas de gerenciamento on-line são a ferramenta ideal para controlar todos os aspectos financeiros, de vendas, estoque e gerenciais do seu negócio, vale a pena investir!

 

nuvem-gestor