Dicas para organizar a folha de pagamento dos funcionários da sua oficina

Um bom funcionamento de uma oficina mecânica é garantido quando os processos da empresa estão bem organizados e estruturados. Principalmente quando esses processos envolvem os colaboradores, que são o principal instrumento da empresa para um negócio de qualidade. Por isso, é importante sempre estar em dia com esses funcionários. Sabemos que elaborar a folha de pagamento pode ser às vezes um pouco complicado, por isso, separamos algumas dicas para você:

Não dispense a ajuda de um contador
Por mais que a folha de pagamento seja uma tarefa rotineira, busque sempre o auxílio do seu contador para conferir se está tudo certo. Se sua empresa não possui um contador, vale a pena contratar esse tipo de profissional, pois além dessas tarefas relacionadas a encargos trabalhistas, há outros tipos de tributo que você precisa estar atento e um contador vai ser seu principal auxílio.

Agende o pagamento
Imprevistos acontecem e evitá-los é essencial. Por isso, agende no banco o pagamento automático dos seus funcionários. Assim, você evita atrasos e fica mais tranquilo ao desempenhar essa tarefa.

Tenha cópias dos documentos
Arquive todos os comprovantes de pagamento, assim como todas notas referentes a reembolso ou assistência.  Não tenha apenas uma cópia física, elas podem se danificar com o tempo. Salve tudo digitalmente em nuvem, assim, mesmo se o computador ter algum problema, você consegue acessar de qualquer lugar.

Controle a entrada e saída
Você precisa controlar o tempo de trabalho dos seus funcionários mensalmente. Se chegaram atrasado, se tiveram alguma falta, o motivo, se precisaram de dispensa para médico e se fizeram hora extra. Para solucionar esse problema, você pode aderir uma folha de ponto, que pode ser impressa ou digital, cabe analisar qual se adequa melhor à realidade da sua empresa.

oficina-integrada

Faça reservas
Você precisa deixar um fundo reservado para pagamentos extras, como 13º salário, férias e o recolhimento do FGTS. Organize-se para quando chegar esses momentos, para que você não comprometa a saúde financeira da sua empresa.

Atento às comissões
Além de controlar o salário dos funcionários, caso sua oficina opte por oferecer uma comissão aos colaboradores é preciso ficar atento.  Se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia este texto aqui. A melhor forma de controlar esse valor que deve ser pago é utilizar um sistema de gerenciamento on-line. Com ele, a cada venda realizada, já é calculada automaticamente a comissão do funcionário. E o melhor, só você tem acesso ao valor da comissão de cada um.

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.