Como o marketing digital pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa

O marketing digital nas empresas está deixando de ser uma simples opção para se tornar uma obrigação para aquelas que desejam alavancar seus negócios e conquistar novos clientes.

Utilizar os meios digitais disponíveis para a divulgação da sua empresa se torna uma ótima saída, se pensarmos que boa parte da população brasileira (e mundial) está praticamente 24 horas por dia conectada à internet, seja em computadores, tablets ou smartphones.

Mas, se você ainda não se convenceu de que o marketing digital é um bom negócio, hoje vamos mostrar como a sua utilização pode impactar positivamente nas suas finanças, gerando economia de custos operacionais.

Curso Facebook Universidade Nuvem

Segmentação do público

Suponhamos que você utilize mídias off-line (fora da internet) para divulgar seu negócio. Você irá investir um bom valor em anúncios nos jornais, outdoors, inserções no rádio ou até mesmo na TV. Tudo isso custa relativamente caro, não é mesmo?

Agora, como você fará para que este anúncio atinja somente um público de potenciais clientes da sua empresa? Praticamente impossível. Desta forma você estará gastando dinheiro anunciando sua marca para pessoas que não têm chance nenhuma de se tornarem clientes.

O marketing digital permite, com algumas das suas ferramentas, que você possa utilizar o mesmo dinheiro investido (ou até menos) em anúncios segmentados para públicos-alvo baseados em diversas segmentações.

Utilizando o Google Ads, ou o Facebook Ads, por exemplo, você pode definir palavras-chave de busca, idade, gênero, renda, interesses, localidades, entre outras diversas segmentações que farão com que seus anúncios sejam veiculados apenas para seus potenciais clientes, aumentando a chance de conversão em venda, com menos custos.

Possibilidade de contato imediato

Vamos continuar com a hipótese de você utilizar as mídias off-line para divulgação. Seu potencial cliente verá seu anúncio, se interessará pelo que você oferta, mas naquele momento ele está atrasado e não poderá te ligar, ou ir ao seu estabelecimento. Quem garante que, posteriormente, ele não irá se esquecer de você?

Com o marketing digital este contato se torna muito mais ágil e dinâmico, podendo acontecer em tempo real através de um simples clique. Rapidamente você pode direcionar o cliente para o seu site, onde você terá seu formulário de contato, seu WhatsApp, e-mail, chat online, telefone, etc.

Rapidamente você já dá a oportunidade de abrir um diálogo com o potencial cliente, sem que ele tenha que despender muito tempo e esforço. Assim fica mais fácil negociar, até que se chegue o momento de concretizar a venda. Além, é claro, de você poder ter aquele contato arquivado para uma abordagem futura.

Pagamento por interação

Quando tratamos de anúncios pagos no marketing digital, temos uma situação que faz com que seu investimento seja utilizado da melhor forma possível: você só é cobrado quando o potencial cliente interage com seu anúncio.

Normalmente você adiciona fundos à sua conta nas plataformas de anúncios, ou conecta um cartão de crédito, e este valor será debitado gradativamente de acordo com as interações, como cliques no anúncio por exemplo.

Correção imediata

Imagina você pagar caro por um anúncio em outdoor, com um design atraente, mas depois de instalado você repara que há um erro de português no mesmo, ou então o seu telefone está errado. Corrigir isto pode ser uma dor de cabeça, e gerar mais custos.

Obviamente no marketing digital uma peça com algum erro pode ser veiculada por certo tempo, mas assim que o erro for detectado você poderá simplesmente tirá-la do ar, corrigir o erro e postá-la novamente. Tudo sem custos e sem perder tempo.

Resultados mensuráveis

Como dito anteriormente, na mídia off-line você não consegue saber quem viu seu anúncio de quem não viu. Sendo assim, definir o sucesso de uma campanha pode ser muito difícil, pois o único dado que poderá ser medido será o aumento na demanda naquele período.

Já quando se utiliza o marketing digital, seja ele por meio de anúncios pagos ou por meios gratuitos, as informações sobre o desempenho do anúncio são muito mais disponíveis.

Rapidamente você poderá saber quantas pessoas visualizaram seu anúncio (ou post, texto, vídeo, etc.), quantas gostaram, no caso de haver links, quantas pessoas clicaram no mesmo, entre outros dados que informarão se aquela campanha está com uma boa performance, ou se algo precisa ser melhorado.

Maior alcance

Imagine poder alcançar um público completamente novo, em um local que você não era tão conhecido. O marketing digital te propicia isso, pois os anúncios não estarão em cartazes ou páginas, mas sim nas mãos de cada pessoa que está utilizando a internet.

Obviamente, se seu negócio é local e você está em Minas Gerais, não faz sentido anunciar para alguém no Amazonas, certo? Mas a falta de fronteiras na internet propicia que você expanda seu negócio para novos mercados sem aumentar os custos.

Imovel Integrado