Como é calculado o valor do meu condomínio?

A taxa de condomínio é um assunto pertinente a qualquer pessoa que vive num apartamento. Geralmente, ela é cobrada mensalmente e todos os moradores devem contribuir. O objetivo é garantir o bom funcionamento do edifício, bem como manutenção do sistema elétrico, dos elevadores, pagamento de funcionários, entre outros. No entanto, muitos ainda têm dúvidas a respeito do que ela representa e onde o dinheiro é aplicado. Neste post, você descobrirá como o valor do seu condomínio é calculado, o que exatamente a taxa inclui e como identificar valores excessivos.


O que é a taxa e por que ela varia?


Como qualquer edifício, prédios residenciais têm custos, seja com luz, água, faxineiros, porteiros, manutenções rotineiras, etc. Como já explicado, a taxa de condomínio nada mais é que uma forma de custear todas essas despesas. Você já deve ter percebido, no entanto, que a taxa varia bastante de um prédio para outro. Mas por quê?


Isso depende da região em que o imóvel se encontra, número de moradores dividindo as contas e as características dele. Um prédio com piscina, sauna, quadras de esporte, garagem e elevadores, por exemplo, provavelmente terá uma taxa de condomínio maior que um prédio mais simples, sem todos esses atributos.


A taxa é obrigatória e deve ser paga por todos os condôminos e proprietários, e é geralmente calculada anualmente, de forma democrática, nas famosas reuniões de condomínio. Caso a taxa não seja paga, o condômino está sujeito a sofrer as penalizações estabelecidas pelo próprio condomínio. Elas vão desde veto de voto em assembleias, pagamento de multas e juros ou até perda do imóvel.

Quais são os gastos?


Em suma, a taxa é a soma de três itens: despesas ordinárias, fundo de reserva e despesas extraordinárias. Parece confuso, mas vamos explicar exatamente o que cada um significa:


Despesas ordinárias são aquelas despesas recorrentes do dia a dia, como salário de funcionários, terceirizados, consumo de água, luz e gás, manutenção de equipamentos, materiais de limpeza, contas administrativas e mais.

O fundo de reserva é, como o nome indica, nada mais que um recurso utilizado por condôminos para contornar quaisquer gastos extras que excedem o orçamento.


Relacionado ao fundo de reserva, as despesas extraordinárias são gastos pontuais, geralmente acordados em reuniões, para solucionar questões não englobadas como ordinárias. Exemplo: caso uma lâmpada queime e precise ser trocada.


Como os gastos são calculados?

O cálculo de gastos varia de prédio para prédio. Alguns cobram a chamada taxa fixa, que é igual para todos os moradores, já outros cobram uma taxa por fração ideal, que leva em consideração o tamanho da propriedade e gastos individuais. No caso da taxa por fração ideal, calcular o valor é fácil:


FI (Fração ideal da unidade) = (Ater – área total do terreno x Aund – área da unidade residencial) / At und – área total construída das unidades


Viu como o processo é mais simples do que parece? Entender exatamente como o seu dinheiro é aplicado é importante, ainda mais quando se mora em condomínio e é preciso pagar taxas.


Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar as nossas novidades aqui no blog e também em nossas redes sociais.