Como criar uma cultura de lucro na sua empresa

Como criar uma cultura de lucro na sua empresa

Para iniciarmos este assunto, primeiramente precisamos entender o que realmente é a cultura do lucro dentro de uma empresa, e como ela pode impactar nos resultados em um determinado período de tempo.

A cultura do lucro nada mais é do que, a cada passo que é tomado dentro da empresa, ter a noção de quanto poderá se lucrar (ou não) com as consequências daquela ação. É tomar todas, ou pelo menos grande parte, das inciativas tendo em mente a quantidade de dinheiro que poderá entrar em seu caixa.

Claro que não podemos nos esquecer da parte humana de qualquer negócio, mas, no fim das contas, é o lucro que pagará o salário de todos ao final do mês e conseguirá manter a empresa em pleno funcionamento.

Tendo isso em mente, vamos apresentar hoje algumas medidas a serem tomadas para se criar uma verdadeira cultura de lucro em sua empresa e, consequentemente, impulsionar os seus negócios.

Imovel Integrado

Controle de resultados

É praticamente impossível se ter uma cultura baseada para o lucro dentro de uma empresa se a mesma não possui mecanismos para medir a saúde financeira do seu negócio.

Se torna indispensável, então, contar com algum sistema de gestão que apresente número como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, estoque e outros dados que estão intimamente ligados ao lucro.

Com estes dados em mãos, além de saber como está sua empresa agora, também será possível fazer projeções sobre resultados futuros, baseados nas observações do que já foi realizado. Só assim será possível tomar ações para garantir que o lucro desejado seja atingido.

Metas

Se você não sabe onde quer chegar, é possível que você não chegue a lugar nenhum. Por isso é fundamental que você estabeleça metas de lucro ao longo do tempo, e acompanhe os resultados.

Mais uma vez vemos a importância do item anterior. Com dados financeiros em mãos fica mais fácil entender até onde a empresa pode chegar com relação ao lucro, com base no histórico.

Para se criar metas realmente efetivas, estas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis. Além disso, devem ser fáceis de se mensurar e devem gerar ações em todas os setores da empresa, visando alcança-las.

Reconheça o esforço

Você pode envolver toda sua equipe em torno das metas de lucro ao definir formas de reconhecer o esforço de todos, caso os números sejam alcançados. É uma forma de aumentar o ânimo geral em busca do resultado.

Tal reconhecimento pode vir em forma de comissão, premiação por lucro em um determinado período de tempo, ou até mesmo a participação dos colaboradores no resultado, algo que acontece, normalmente, no final do ano.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online