Como aumentar a margem de lucro da sua empresa?

Confira 4 dicas para aumentar seu lucro sem reduzir despesas

Calcular a sua margem de lucro é uma tarefa muito simples: some suas vendas, subtraía os custos da mercadoria e as despesas variáveis e as fixas. Se você não sabe quais são essas despesas, precisa conferir esse texto (O que é capital de giro e por que ele leva tantas microempresas a falência).

Se o resultado dessa conta não foi o lucro que você esperava obter, é necessário pensar em estratégias para reduzir os custos de fabricação do produto ou estratégias para aumentar o preço final. Lembre-se que seu produto precisa ter o valor compatível com o mercado, portanto, tome cuidado com despesas excessivas.

Se o preço do produto está coerente com o mercado e, no atual momento, não há necessidade de cortes em despesas, é preciso buscar alternativas para aumentar o lucro da empresa. Confira algumas dicas:

 

Foco no seu produto

Uma dica que você não pode esquecer é que precisa manter a qualidade do seu produto. Muitas vezes, ao inserir uma mercadoria no mercado, os empreendedores acreditam que precisam reduzir seus preços para conseguir competir. Muitas vezes, acabam entregando produtos de baixa qualidade e  pouca inovação, gerando insatisfação e consequentemente, baixas vendas.

Para que isso não aconteça, busque sempre inovar tanto no que você vende  quanto em como você vende. Invista na qualidade do seu produto e no marketing, assim, suas vendas vão ter um resultado maior que o esperado.

 

Atente-se ao seu preço

Um erro muito comum no mercado é colocar um preço muito abaixo do comum. Muitos empresários tomam essa medida para diferenciar a sua oferta em meio aos concorrentes. O problema é que você se esforça muito para ter um lucro pequeno. Não se renda a alguns jogos, procure manter suas finanças  de forma saudável, estabelecendo um preço que seja justo, mas lucrativo.

 

Pesquise seus fornecedores

O mercado muda o tempo todo e cada vez mais entram empresas para competir. Isso pode ser uma vantagem para você. Busque sempre pesquisar sobre o mercado de fornecedores das matérias-primas que você precisa. Procure negociar e visar sempre pelo fornecedor com um material de qualidade pelo menor custo.

 

Monitore suas finanças

Uma prática que você precisa adquirir é controlar de forma assídua e fiel o  seu fluxo de caixa e a própria margem de lucro. Os sistemas de gerenciamento podem te ajudar nessa questão. Esses softwares emitem relatórios de contas a pagar, contas a receber, valor em estoque, fluxo de caixa, balanço financeiro e outras ferramentas que ajudam a gerenciar as suas finanças e potencializar seus lucros.

 

 

nuvem-gestor