Aprendendo sobre finanças com filmes

Assistindo filmes sobre finanças - Fonte: Pexels

Saber como gerenciar o dinheiro é importante não só para grandes empresas. E apesar de parecer um bicho de sete cabeças, ver um bom filme que aborde esse tema pode ser o passo certo para abrir o interesse e querer aprender mais sobre esse mundo. Apesar de tratar o assunto de forma mais superficial, alguns filmes conseguem trazer dicas valiosas sobre como funciona o mercado financeiro e os investimentos de grandes empresas. Confira a seguir 5 filmes que te farão refletir sobre dinheiro enquanto se diverte. 

Capitalismo: Uma História de Amor 

Primeiramente, para saber investir é preciso conhecer o sistema que rege o mercado financeiro, o capitalismo. Lançado em 2009 esse filme traz uma análise sobre como o capitalismo corrobora para que uma pequena parte da população tenha uma grande margem de lucro, enquanto a outra se torne cada vez mais endividada. Essa história se passa entre 2007 e 2009 e mostra a transição entre os presidentes americanos George Bush e Barack Obama, mostrando um pouco mais sobre a verdadeira face do capitalismo.  

O Lobo de Wall Street 

Dirigido por Martin Scorsese e com Leonardo di Caprio, O Lobo de Wall Street mostra um homem que trabalha em uma corretora de Wall Street, porém quando estava prestes a ser contratado a bolsa de valores despenca em diversos países. Com isso, ao invés de focar em grandes valores, o personagem cria uma empresa apostando em vendas de valores menores, o que garante uma maior margem de lucro para o seu negócio.  

Cena do filme O Lobo de Wall Street – Fonte: Pinterest

Quem quer ser um Milionário 

Esse filme ficou mundialmente conhecido ao retratar a jornada de um jovem que venceu o programa de televisão Quem quer ser um Milionário. A história mostra como as situações vividas pelo personagem levaram ele a acertar todas as perguntas, sendo que em grande parte de sua vida apenas serviu chá em uma empresa de telemarketing. Quem que ser um Milionário traz diversos ensinamentos principalmente sobre o mundo do negócios.  

A procura da felicidade 

Esse filme traz o outro lado da moeda, alguém que não conseguia se acertar com as finanças. Baseado em uma história real, a procura da felicidade nos apresenta um pai solteiro que tenta provar o seu valor no mundo das vendas. Esse filme mostra que no mercado financeiro ter uma boa estratégia é tudo quando se quer aumentar o número de clientes, e saber para quem vender é a verdadeira alma do negócio. 

O Poderoso Chefão 

Um dos filmes mais marcantes do cinema traz diversas dicas sobre como lidar com negócios e finanças. O Poderoso Chefão trata de uma família de mafiosos e mostra como negociações, aliados e escolhas são os pilares do sucesso financeiro de qualquer negócio. Por isso, não deixe de rever esse filme com um olhar mais atento as estratégias que o mafioso emprega durante seu tempo em tela, para entender como o mercado financeiro pode ser muito parecido com uma máfia.  

Cena do filme O Poderoso Chefão – Fonte: Pinterest