A importância da agenda e dos lembretes

A importância da agenda e dos lembretes

Antes de ler o texto de hoje, faça o seguinte: tente lembrar tudo o que você tem para fazer amanhã, no próximo mês e até o fim do ano. A probabilidade de você ter esquecido alguma tarefa é bem grande. Agora pense nas consequências desse esquecimento para seu negócio. Pode ser uma coisa simples, como a troca de uma cadeira, ou algo importante, como uma conta.

De qualquer forma, não podemos confiar apenas em nossa memória para conseguir realizar todas as tarefas planejadas. Por isso vamos mostrar hoje a importância de se utilizar agendas e lembretes, bem como algumas dicas de como fazer isso de modo a otimizar suas atividades.

Planejamento

Uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa está no planejamento. Saber quanto você irá ter de lucro no próximo mês, quais serão as contas a pagar e a receber, quais as compras devem ser feitas, etc. Tudo isso é essencial para que seu negócio prospere. Por exemplo, já vimos a importância do fluxo de caixa e de uma boa gestão de estoque para a saúde financeira de uma empresa.

Ter bem definido tudo o que entrará e sairá do caixa no futuro permitirá planejar novas ações a serem tomadas na empresa, visando a expansão dos negócios e aumento do faturamento. Além, claro, de evitar atrasos em pagamentos.

Satisfação do Cliente

Se você tem algum compromisso a ser cumprido com seu cliente, seja um serviço a ser prestado ou uma visita marcada, pode ter certeza que o esquecimento do mesmo passará uma imagem de descaso e/ou desorganização da sua empresa, gerando uma insatisfação.

Já pelo contrário, se você lembra do seu cliente não só no momento da venda, mas em outras datas importantes, como aniversário ou ao completar certo tempo de parceria com sua empresa, você com certeza irá surpreende-lo e garantirá uma satisfação do cliente, mostrando que você se preocupa com ele e seu bem-estar.

Organização e Tranquilidade

Com certeza você já se lembrou na última hora de uma conta em aberto e precisou pagá-la às pressas. Em alguns casos, para honrar o compromisso, precisou inclusive desfalcar o caixa da empresa. Toda essa confusão acaba gerando estresse e tira a paz do ambiente de trabalho. Quando se planeja as atividades, tudo pode ser feito com mais tranquilidade e sem comprometer a organização da empresa.

Treinamento Atendimento e Recepção | Universidade NuvemTal organização transmite uma boa imagem do seu negócio para clientes, parceiros, fornecedores, etc. Por isso, investir em organização na sua empresa é investir em uma imagem muito mais profissional. Para que você possa treinar sua equipe no assunto, recomendamos o Treinamento Completo de Atendimento e Recepção da Universidade Nuvem. Clique aqui e veja mais sobre o curso.

Informações de Fácil Acesso

Para que o uso de agendas e lembretes funcione, estes devem estar sempre em local de fácil visualização. Quando é necessário certo esforço (físico ou mental) para acessar o que precisa ser lembrado, automaticamente você começa a sabotar a ideia do uso dessas ferramentas em seu subconsciente.

Para que esta ação se torne uma rotina, tenha sempre em fácil acesso tudo o que precisa ser lembrado em curto prazo. Assim, não só será mais fácil ver o que precisa ser feito, como também isto acabará se fixando em sua mente e não te deixando esquecer.

Automatize

Para manter sua agenda e seus lembretes bem organizados e de fácil visualização, procure automatizar este processo. Além disso, como estamos falando de um ambiente empresarial, se tudo isso estiver sincronizado com os dados da sua empresa tudo fica mais fácil.

Os sistemas Nuvem Gestor, Imóvel Integrado e Oficina Integrada possuem ótimas ferramentas para a gestão de uma agenda e geração de lembretes para você mesmo ou para seus clientes. Clique aqui para ver mais.

Agora é só manter sua empresa sempre bem organizada, sem se esquecer de nada. Conte sempre com a Mundomidia para te ajudar!