Quer empreender no mercado da moda?

O mercado de moda é movido a novidades e movimenta cerca de R$ 150 bilhões de reais em nosso país; e cerca de 15 bilhões desse dinheiro, é relativo ao e-commerce nacional e internacional.

Estima-se que hoje existem cerca de 800 mil pequenas empresas ligadas ao varejo de moda no Brasil. Esses números mostram que esse mercado é muito promissor e ideal para quem deseja empreender. Afinal, a quantidade de nichos e segmentos ainda pouco explorados é grande. Se você tem interesse nesse ramo, anote essas dicas:

Saiba quem faz parte do seu público
Não é interessante primeiro criar um produto e depois saber se ele se encaixa na vida das pessoas, o ideal é que se faça o contrário. Em alguns mercados, pode ser até que isso funcione, mas o ideal é que você se aprofunde o máximo possível em um determinado público e assim identifique seus interesses para poder contemplar seus clientes. Você pode ler um artigo mais detalhado sobre esse assunto aqui. Os empreendedores querem criar produtos e serviços que irão mudar a vida das pessoas para melhor. Você pode ver um exemplo disso observando o número de startups que vêm investindo a cada dia mais em tecnologias sustentáveis que aperfeiçoam e personalizam a experiência do usuário e consumidor em geral.

Ouse
O mercado de moda exige um número muito grande de novidades e inovações, permitindo que o empreendedor utilize toda sua criatividade para criar novos produtos, serviços e até mesmo nichos. Por isso, não tenha medo de ousar! Busque por inspirações em revista, programas de televisão, canais de moda, ruas… em todos os lugares! O mais importante no empreendedorismo é agir.

Inove
Se você quer criar um empreendimento em pouco tempo, mas com máxima eficiência, o caminho ideal é investir em nichos pouco explorados, como, por exemplo, moda para gestante, plus size, brechó, streetwear e o moda sustentável.  Viu o quanto o mercado de moda é promissor? E esses públicos geralmente possuem características e hábitos de compra bem definidas. Por isso, investir neles pode ser a melhor saída para quem deseja atuar em um mercado que está em constante crescimento.

Preze pela qualidade
Nem sempre o empreendedorismo está relacionado com a criação de um negócio do zero. Muitos negócios brilhantes existentes hoje nasceram de uma ideia que já existia. Nesse sentido, na hora de empreender, é interessante adaptar um produto ou serviço à realidade do seu consumidor. Por isso, você vai precisar investir muito em pequenos diferenciais.  Hoje em dia, os consumidores têm a seu dispor inúmeras possibilidades, o que acabou os tornando extremamente exigentes em relação às suas compras. Por isso, para se destacar, você vai precisar ter produtos e serviços que também se destaquem, que ofereçam muito mais do que apenas um bem de consumo.

Persista
O erro é um dos maiores aprendizados, e no empreendedorismo não é diferente. Por isso, não tenha medo de errar e nem pense em desistir quando a sua primeira ideia não der certo. O mercado exige que você aposte em suas ideias sem ter a certeza de que elas darão retorno financeiro. Todo empreendimento tem uma margem mínima de tempo para gerar lucro para seus gestores, logo, a persistência deve ser uma das principais características de quem deseja empreender no mundo da moda.

 

loja-de-roupas-calcados