Tudo que você precisa saber para gerenciar o seu estoque

São muitas as considerações a cerca de estoques. Afinal, um deslize pode custar um rombo enorme no seu caixa. Confira tudo que você precisa saber para gerenciar a sua reserva da melhor forma.

Toda empresa possui um estoque, inclusive empresas prestadoras de serviços. Porém, mais do que ter, é preciso saber geri-lo. Ou seja, registrar e controlar tudo que entra e saí da empresa. Claro, que isso dá muito trabalho, mas é essencial pois ajuda em várias questões como realizar estimativas de vendas, de produção e de pedidos aos fornecedores, além de controlar melhor o investimento  e descobrir quais produtos você vende mais e quais são menos vendidos.

São muitas as informações que você precisa registrar acerca do estoque, por isso é essencial contratar um sistema de gerenciamento on-line. Por meio destes softwares é possível gerenciar sua empresa de forma simples e rápida. A cada registro de venda, automaticamente um produto é reduzido no seu estoque. A partir de uma nota fiscal do seu fornecedor, é possível registrar todos os produtos diretamente no seu estoque. Além dos relatórios emitidos que proporcionam uma visão fiel da situação da sua empresa. Esse tipo de sistema é o segredo para você gerenciar bem o seu negócio, poupando tempo.

Esses relatórios são interesses, pois emitem informações um pouco complicadas de calcular, como o giro de estoque. Esse dado é importante para você saber a rotatividade de um produto e seu poder de venda. Ele considera o volume total de vendas e a média de estoque. Se o resultado for menor do que 1, significa que, ao final do período, sobraram produtos não vendidos no estoque. Se for maior do que 1, quer dizer que todos os itens foram renovados pelo menos uma vez no período avaliado, ou seja, houve pelo menos 1 giro.

Para o cálculo dar certo, é necessário definir o período, denominado de   tempo médio.  Para descobrir, basta dividir o número de dias pelo número de giros. Por exemplo, você quer calcular o tempo médio de um teclado que vende em sua loja de informática em um período de 3 meses, ou seja, 90 dias. De acordo com o relatório do sistema, seu produto realiza cerca de 2 giros. Portanto, o tempo médio desta mercadoria na sua loja é de 45 dias.

De fato, é um cálculo simples, sem muitos mistérios, porém, é preciso calculá-lo para todos os produtos da sua empresa, o que pode demandar tempo, por isso, o sistema é tão otimizador.

Algo que você deve estar atento é que se sempre visar pelo menor estoque, pode ser que você não consiga repor sempre a tempo e falte o produto. Mas você também precisa ter cuidado, pois se a mercadoria fica muito tempo no estoque, pode ficar estagnada e ultrapassada.

Para resolver esse problemas, escrevemos um texto com dicas de como combater o problema do produto parado no estoque. Confira!

Como combater o problema: produto estagnado no estoque

 

nuvem-gestor

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.